PS: Elisabete Matos e Luís Soares em ação de campanha na feira semanal
Os candidatos do Partido Socialista às Eleições Legislativas de 30 de janeiro pelo círculo eleitoral de Braga, entre eles os taipenses Luís Soares e Elisabete Matos, visitaram, na manhã de segunda-feira, a Feira Semanal das Caldas das Taipas, "para falar sobre o futuro".
"Ouvir as preocupações e anseios dos produtores, vendedores e da população" foi um dos propósitos, indica o partido através de uma nota informativa envidada às redações.
Elisabete Matos é a vimaranense em melhor posição na lista: é a n.º dois. Desde 2019 é diretora artística do Teatro Nacional de São Carlos, a principal casa de ópera no país. As escolhas do PS para o círculo de Braga incluem mais elementos que representam a vila termal e o concelho de Guimarães: exemplo de Luís Soares, presidente da Junta de Freguesia e da Concelhia do PS de Guimarães. Eleito como número sete da lista em 2019, o autarca passa a número seis, na antecâmara de eleições antecipadas. Junta-se a estes nomes Hugo Teixeira, presidente da Juventude Socialista de Guimarães.
José Luís Carneiro encabeça lista sem Sónia Fertuzinhos
O cabeça de lista do círculo é José Luís Carneiro, secretário-geral adjunto do PS. Nascido em Baião, no distrito do Porto, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas entre 2015 e 2019 foi proposto pelo líder da Federação Distrital de Braga, Joaquim Barreto, ao secretário-geral do PS, António Costa, adiantou o jornal Novo.
Segundo o que o dirigente distrital adiantou a esse jornal, o nome de José Luís Carneiro foi o indicado para substituir Sónia Fertuzinhos, deputada do concelho de Guimarães que encabeçou a lista do PS pelo distrito em 2019. A socialista mostrou-se, desta feita, indisponível para se candidatar; Fertuzinhos vai deixar a Assembleia da República ao fim de 26 anos seguidos como deputada.