
Projeto “Realces” promove arte inclusiva na Casa da Memória a 3 de maio
A inauguração da exposição tátil "Emoções" e a apresentação do I Concurso Literário “Realces”, no âmbito do projeto com o mesmo nome, terão lugar no dia 3 de maio, pelas 10h, na Casa da Memória, com entrada gratuita.
O projeto pretende explorar o toque através de uma experiência artística inclusiva, promovida pela AILD - Associação Internacional dos Lusodescendentes, "no sentido de proporcionar a pessoas cegas ou com baixa visão uma oportunidade única de contacto diferenciado com a arte através do toque", explicou a organização em comunicado de imprensa.
Na exposição tátil e imersiva, intitulada "Emoções", pessoas cegas ou com baixa visão, bem como pessoas com visão plena (mediante o uso de uma venda), poderão percorrer uma variedade de pinturas em relevo e esculturas, acompanhadas por informações em braille e audioguia.
Durante a inauguração, será também apresentado oficialmente o I Concurso Literário "Realces", cuja missão é "fomentar, junto de crianças e jovens, a saúde oftalmológica e a importância da participação cultural de todas as pessoas, através da real acessibilidade à arte", destacou a organização.
A informação completa pode ser consultada no site do Realces.
@Fotografia da Casa da Memória de Guimarães