26 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Projeto Gerações cria dinâmicas performativas para utentes de IPSS’S no Ave

Redação
Sociedade \ segunda-feira, março 01, 2021
© Direitos reservados
Projeto financiado pelo Norte 2020, através do programa ‘Cultura para Todos’ e promovido pelo Núcleo de Estudantes da Licenciatura em Teatro da UMinho, que visa a melhoria de qualidade de vida.

Em parceria com duas IPSS’s de Guimarães – Centro Social Irmandade de São Torcato e Santa Casa da Misericórdia de Guimarães – o Projeto Gerações, promovido pelo Núcleo de Estudantes da Licenciatura em Teatro da Universidade do Minho, pretende ajudar a desenvolver a expressão física e intelectual dos utentes. A iniciativa vai decorrer desde 2 de março até ao final de abril e vai ser implementada, à distância, de forma a reduzir os contactos com os idosos.

Através da plataforma Zoom, será criada uma dinâmica de partilha, através de conversas informais, e troca de experiências de momentos culturais. Entre os vários artistas convidados para proporcionar esses momentos, são destacadas as confirmações de Zé Amaro, Tiago Simães, Liliana Oliveira, Luís Canário Rocha, Tun’O Bebes e OPUM DEI.

Num segundo momento da iniciativa, que decorrerá entre maio e junho, prevê-se a realização de atividades baseadas em várias vertentes artísticas, por parte dos utentes, com a orientação de um técnico do projeto Gerações. Nessa altura, o projeto recorrerá ao Art in a box, um laboratório de criação, que oferece caixas personalizadas aos utentes para que esses, no seu espaço designado, participem nas atividades manuseando os materiais necessários.

Todo o processo vai ser acompanhado por uma realizadora que estará a recolher material para depois produzir uma curta-documental sobre o projeto. No final do projeto, um procedimento de avaliação será realizado, de forma a perceber quais as mudanças que os utentes sofreram depois da execução das atividades, comparativamente ao seu estado inicial.