
Ponte celebra Festa em Honra do Senhor dos Aflitos de 19 a 21 de setembro
A freguesia de Ponte, em Guimarães, recebe nos dias 19, 20 e 21 de setembro a tradicional Festa em Honra do Senhor dos Aflitos. O programa inclui momentos religiosos, atuações musicais, folclore e várias sessões de fogo de artifício.
As festividades começam na sexta-feira, dia 19, ao meio-dia, com uma sessão de fogo de artifício. Às 16h00 terá lugar a saída do andor do Senhor dos Aflitos pela Rua Joaquim Augusto Maciel Ribeiro Torres. À noite, às 20h30, realiza-se a procissão de velas, que percorrerá várias ruas da freguesia até à Capela de São José, onde será celebrada eucaristia. A partir das 22h00, o programa cultural inclui cantares ao desafio com Jorge Cunha e José Gomes, a atuação do Grupo Folclórico Divino Salvador de Delães e, à meia-noite, novo espetáculo de fogo de artifício.
No sábado, dia 20, a fanfarra do Senhor dos Aflitos acompanha a visita aos mordomos a partir das 9h00. O ponto alto será à noite, às 22h00, com o concerto da banda “Ruizinho do Acordeão”, seguido de mais uma sessão de fogo de artifício à meia-noite.
O domingo, 21 de setembro, começa com a eucaristia solene às 11h00, animada pelo Grupo Coral de Campelos. À tarde, a Banda Filarmónica de Santa Comba Dão atua às 15h30 na Rotunda Francisco Soares, seguida da recitação do terço. Às 16h30 terá lugar a majestosa procissão com vários andores, acompanhada pela fanfarra local e pela Banda Filarmónica de Santa Comba Dão. O encerramento será marcado pelas atuações dos grupos folclóricos da Vila de Ponte e de São Torcato, terminando às 20h00 com a última sessão de fogo de artifício.