Perímetro da requalificação urbana do centro das Taipas passou no executivo
O executivo liderado por Domingos Bragança avançou, na reunião quinzenal do executivo de Quinta-feira, 30 de Maio, com o processo de reabilitação urbana do centro da vila das Caldas das Taipas. O processo foi apresentado juntamente com o da requalificação da Zona de Couros, integrando-a no tecido urbano da cidade.
O documento apresentado na reunião do executivo é apenas um dos primeiros passos do processo, que poderá resultar na intervenção no centro da vila. Nele, são delineados os perímetros das áreas de intervenção. No que respeita à intervenção nas Caldas das Taipas, esta área inclui o Largo Dr. João Antunes Guimarães, a Avenida da República, a Alameda Rosas Guimarães e as ruas Trajano Augusto e Dr. Alfredo Fernandes, incluindo as áreas adjacentes ao edifício das termas e aos Banhos Velhos.
O documento apresentado pela Divisão de Urbanismo da Câmara Municipal de Guimarães, cujo responsável é o arquitecto Filipe Fontes, justifica a área delimitada para o projecto de reabilitação urbana com a referência espacial e territorial incontornável para a vila das Caldas das Taipas e que se encontra num processo de degradação funcional e construtivo que urge reverter.
Depois de ter sido aprovado pelo executivo, o documento terá agora que passar pela sua aprovação na Assembleia Municipal de Guimarães e pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU). A proposta na reunião do executivo desta Quinta-feira, 30 de Abril, foi aprovada por unanimidade.
Este tema será desenvolvido na próxima edição impressa do Jornal Reflexo.