28 março 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Perfis das empresas familiares na região Norte serão apresentados em conferência internacional

Paulo Dumas
Economia \ segunda-feira, julho 16, 2018
© Direitos reservados
As conclusões de um estudo sobre as características das empresas familiares na região norte serão apresentadas numa conferência internacional, que se realizará em Guimarães em setembro.

As conclusões do estudo, coordenado por Ana Paula Marques, serão apresentadas durante a conferência, que terá lugar na Plataforma das Artes e da Criatividade. De acordo com a investigadora, trata-se de um estudo inovador, no sentido em que aborda um segmento de empresas do qual não se conhecem indicadores.

Durante os dois anos em que decorreu o estudo, foram organizados workshops, nos quais foram participando 41 mil empresas da região Norte de Portugal. A partir desses encontros foi possível construir uma base de dados, de onde se concluiu sobre quais os perfis das empresas familiares que operam na região e qual o seu impacto na economia.

Ainda de acordo com a coordenadora do estudo, a recolha e compilação dos dados nem sempre se afigurou como uma tarefa fácil devido ao caráter reservado das empresas familiares. Ana Paula Marques avançou que as empresas familiares não determinam o seu tamanho, nem as suas dinâmicas. São empresas por vezes com grande dimensão, que apostam forte na inovação e na internacionalização.

As empresas familiares serão analisadas sob uma perspetiva sociológica, além de económica. O estudo permitirá perceber a sua importância sócio-económica. Por exemplo, em Guimarães, o tecido económico é muito assente em padrões de empresas familiares. Os impactos sociais, económicos, mas também familiares poderão ser colocados sob análise.

A investigação foi desenvolvida nos últimos dois anos pelo Centro Interdisciplinar de Ciência Sociais, da Universidade do Minho, em parceria com a Associação Empresarial de Portugal e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, com quem foi possível estabelecer redes de contactos com as empresas.

O programa do seminário internacional "Mapeamento, Profissionalização e Inovação" das empresas familiares terá a duração de um dia, com os trabalhos a começarem a partir das 9 horas do dia 19 de setembro. O encontro será composto por uma conferência com Manuel Bermejo, da IE Business School, de Madrid; e por sessões paralelas.

A apresentação das conclusões do projeto "Roadmap Para Empresas Familiares Portuguesas" será feita da parte da tarde pela coordenadora da investigação, à qual se seguirá uma mesa redonda com um conjunto de especialistas, onde serão discutidos os principais resultados e conclusões deste projeto de investigação.

O seminário, que se realizará em setembro, foi apresentado em conferência de imprensa, nos paços do concelho, na presença do presidente da autarquia, Domingos Bragança. A Câmara Municipal de Guimarães será uma das entidades  organizadoras, juntamente com o Centro Interdisciplinar de Ciência Sociais.