27 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Estudo social e económico com enfoque nas empresas familiares apresentado em Guimarães

Paulo Dumas
Sociedade \ terça-feira, setembro 18, 2018
© Direitos reservados
O Roadmap para Empresas Familiares Portuguesas é apresentado como a primeira compilação de dados do tecido das empresas familiares na região Norte. Será tornado público no seminário internacional que acontecerá em Guimarães.

Vários especialistas e investigadores estarão reunidos em Guimarães para debater os aspetos de que se reveste o contexto das empresas familiares, com especial atenção à região Norte de Portugal.

Os trabalhos decorrerão durante todo o dia de quarta-feira, 19 de setembro, na Plataforma das Artes e da Criatividade, em Guimarães.

O programa está organizado em conferências e sessões paralelas. No início dos trabalhos da tarde serão apresentados os resultados finais do projeto "Roadmap para Empresas Familiares Portuguesas", que foi coordenado por Ana Paula Marques.

Durante os dois anos em que decorreu o estudo, foram organizados workshops, nos quais participaram 41 mil empresas da região Norte de Portugal. A partir desses encontros foi possível construir uma base de dados, de onde se concluiu sobre quais os perfis das empresas familiares que operam na região e qual o seu impacto na economia.

A investigação foi desenvolvida pelo Centro Interdisciplinar de Ciência Sociais, da Universidade do Minho, em parceria com a Associação Empresarial de Portugal e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, com quem foi possível estabelecer redes de contactos com as empresas.

Os resultados serão discutidos numa mesa redonda, que contará com a presença de José Paulo Esperança (diretor do ISCTE Business School), de Ester Silva (vice-presidente da CCDR-N) e de Manuel Carvalho da Silva (do Centro de Estudos Sociais).