Perfis das empresas familiares na região Norte serão apresentados em conferência internacional
As conclusões do estudo, coordenado por Ana Paula Marques, serão apresentadas durante a conferência, que terá lugar na Plataforma das Artes e da Criatividade. De acordo com a investigadora, trata-se de um estudo inovador, no sentido em que aborda um segmento de empresas do qual não se conhecem indicadores.
Durante os dois anos em que decorreu o estudo, foram organizados workshops, nos quais foram participando 41 mil empresas da região Norte de Portugal. A partir desses encontros foi possível construir uma base de dados, de onde se concluiu sobre quais os perfis das empresas familiares que operam na região e qual o seu impacto na economia.
Ainda de acordo com a coordenadora do estudo, a recolha e compilação dos dados nem sempre se afigurou como uma tarefa fácil devido ao caráter reservado das empresas familiares. Ana Paula Marques avançou que as empresas familiares não determinam o seu tamanho, nem as suas dinâmicas. São empresas por vezes com grande dimensão, que apostam forte na inovação e na internacionalização.
As empresas familiares serão analisadas sob uma perspetiva sociológica, além de económica. O estudo permitirá perceber a sua importância sócio-económica. Por exemplo, em Guimarães, o tecido económico é muito assente em padrões de empresas familiares. Os impactos sociais, económicos, mas também familiares poderão ser colocados sob análise.
A investigação foi desenvolvida nos últimos dois anos pelo Centro Interdisciplinar de Ciência Sociais, da Universidade do Minho, em parceria com a Associação Empresarial de Portugal e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, com quem foi possível estabelecer redes de contactos com as empresas.
O programa do seminário internacional "Mapeamento, Profissionalização e Inovação" das empresas familiares terá a duração de um dia, com os trabalhos a começarem a partir das 9 horas do dia 19 de setembro. O encontro será composto por uma conferência com Manuel Bermejo, da IE Business School, de Madrid; e por sessões paralelas.
A apresentação das conclusões do projeto "Roadmap Para Empresas Familiares Portuguesas" será feita da parte da tarde pela coordenadora da investigação, à qual se seguirá uma mesa redonda com um conjunto de especialistas, onde serão discutidos os principais resultados e conclusões deste projeto de investigação.
O seminário, que se realizará em setembro, foi apresentado em conferência de imprensa, nos paços do concelho, na presença do presidente da autarquia, Domingos Bragança. A Câmara Municipal de Guimarães será uma das entidades organizadoras, juntamente com o Centro Interdisciplinar de Ciência Sociais.