23 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Pensão Vilas já é propriedade da freguesia de Caldelas

Paulo Dumas
Freguesias \ segunda-feira, setembro 23, 2013
© Direitos reservados
É a própria Junta de Freguesia de Caldelas que faz eco da realização da escritura pública que selou a compra da Pensão Vilas pela freguesia.

Numa nota distribuída à imprensa, a Junta de Freguesia de Caldelas dá conta de que já é proprietária do edifício da Pensão Vilas. O acto de aquisição foi selado por escritura pública realizada no passado dia 19 de Setembro.

Como já havia sido tornado publico, a aquisição foi realizada pelo preço de 450 mil euros. Destes, 144 mil euros já se encontram liquidados pela conversão das rendas já recebidas pelo, até então, proprietário do edifício. A este montante acresce uma verba de 126 mil euros, entretanto entregue ao agora, ex-proprietário. Os restantes 180 mil euros serão pagos pela Junta de Freguesia de Caldelas em sessenta prestação de 3 mil euros cada, a começar em Outubro de 2013.

A Junta de Freguesia dá conta de que promoverá, “nos próximos dias” à cedência do direito de superfície do referido edifício, pelo período de 70 anos, à Associação para o Desenvolvimento Integrado das Taipas (ADIT), uma IPSS, a quem caberá “o encargo de nele levar a cabo a construção e gestão da Residencial Sénior, na qual a Junta de Freguesia tem assegurada a atribuição e gestão de 4 camas, em favor de pessoas mais carenciadas da Freguesia”.

Esta cedência implica o pagamento, por parte da ADIT, para a Junta de Freguesia de 126 mil euros o que leva o executivo taipense a concluir que o preço efectivo a suportar pela aquisição do imóvel é de 324 mil euros (450 mil euros – 126 mil euros).

A Junta de Freguesia de Caldelas justifica esta nota informativa pela pretensão de “deixar esclarecidos e tranquilos todos os taipenses” com a aquisição de património que será “para sempre” da freguesia. O documento termina com um lamento e repúdio pelas “falsas notícias da parte de quem, embora de forma anónima e, por isso, hipócrita e desonesta, pretendeu desacreditar este projeto e objectivo da Junta de Freguesia, para a Freguesia de Caldelas, para todos os Taipenses, nomeadamente através de falsas notícias, bem recentes, despudoradamente divulgadas por alguma imprensa”.