26 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

PCP quer ligação ferroviária direta entre Guimarães e Braga

Redação
Sociedade \ segunda-feira, março 22, 2021
© Direitos reservados
PCP ambiciona ligação ferroviária direta entre Guimarães e Braga e diz só depender de “vontade política de fazer um investimento na ferrovia significativo”.

Com o objetivo de reafirmar compromissos antigos, esta segunda-feira, a deputada do PCP, Diana Ferreira, marcou presença na estação de comboios de Guimarães para relembrar a apresentação da proposta do partido, que defende uma ligação ferroviária direta entre os dois concelhos, na Assembleia da República. De acordo com deputada, trata-se de uma proposta no sentido da efetivação da ligação ferroviária entre Braga e Guimarães, “mas também no sentido de que haja uma articulação, seja do transporte ferroviário com o transporte rodoviário”, incluindo também as autarquias locais e mesmo outras entidades regionais.

Guimarães e Braga são os dois principais concelhos do Minho e, para chegarem um ao outro, a única opção é o autocarro, já que não existe ligação ferroviária direta. Essa é a questão que o PCP ambiciona ver solucionada com a ligação ferroviária direta, defendendo que se tratam de municípios “do ponto de vista populacional bastante significativos e com uma significativa mobilidade" e que, portanto, “o transporte ferroviário, seja de um ponto de vista ambiental, seja do próprio tempo de deslocação, é um transporte que deve ser valorizado”.

O Tramway ou Metrobus são outras soluções já colocadas em cima da mesa, mas ainda a ser discutidas. Ao ser questionada sobre o Tramway poder ser uma meio substituto desta ligação ferroviária, Diana Ferreira responde que vê essa como “uma solução para resolver num curto espaço de tempo, sendo que uma resposta ferroviária e uma ligação ferroviária bem feita e que dê resposta, até de um ponto de vista da própria ligação, a necessidades das populações entre os dois concelhos é, também ela uma resposta muito mais duradoura.”