29 março 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Parlamento dos Jovens passou pela EB 2 e 3 das Taipas

Redação
Política \ segunda-feira, janeiro 09, 2023
© Direitos reservados
A apresentação do tema "A Saúde Mental dos Jovens - Que desafios? Que respostas?” coube ao deputado do PS na Assembleia da República, Luís Soares, também o presidente da Junta de Caldelas.

Em itinerância pelas escolas básicas e secundárias de todo o país, o Parlamento dos Jovens esteve esta segunda-feira na escola EB 2 e 3 das Taipas.

O tema que norteia a edição do ano letivo 2022/23 é a "A Saúde Mental dos Jovens - Que desafios? Que respostas?” e contou com a apresentação de Luís Soares, deputado do PS na Assembleia da República e presidente da Junta de Freguesia de Caldelas. Na vila em que é autarca, Luís Soares prestou esclarecimentos sobre o tema aos alunos presentes no Auditório Mário Rodrigues.

A digressão pelas escolas básicas e secundárias, que inclui ainda as vizinhas EB 2 e 3 Arqueólogo Mário Cardoso, em Ponte, e a EB 2 e 3 de Briteiros, bem como as restantes do concelho de Guimarães, constitui a primeira fase do programa, de 22 de agosto até 17 de fevereiro.

A segunda fase desta edição do Parlamento dos Jovens inclui as sessões nos distritos e regiões autónomas, entre 06 e 28 de março, precedendo a sessão nacional, na Assembleia da República, a 29 e 30 de maio.

Aprovado segundo uma resolução de 02 de junho de 2006, o Parlamento dos Jovens destina-se aos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ainda ao ensino secundário, com o intuito de “educar para a cidadania”, de estimular “o gosto pela participação cívica e política” e de “dar a conhecer a Assembleia da República, bem como o “significado do mandato parlamentar”, “as regras do debate parlamentar” e “o processo de decisão do Parlamento enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses”.