19 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Paço dos Duques no leque de intervenções do Estado em património a norte

Redação
Sociedade \ quinta-feira, fevereiro 25, 2021
© Direitos reservados
Dos três milhões de euros que o Estado vai investir em património nortenho, cerca de 280 mil euros contemplam o monumento erguido no século XV.

O Paço dos Duques de Bragança é um dos sete monumentos a ser intervencionado pela Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN). Dos três milhões que o Estado vai investir em património nortenho, cerca de 280 mil euros contemplam o monumento erguido no século XV.

"Um dos pontos basilares da gestão dos equipamentos culturais assenta na sua manutenção e dinamização: não basta criar os equipamentos, é necessário cuidar do seu estado de funcionamento e, num plano mais específico, promover atividades que possam atrair público. Assim, pretende-se com a presente candidatura intervir na requalificação e ampliação da receção, espaço de apoio ao visitante e sanitários tornando o espaço de acolhimento mais acessível, amigável e eficiente, de modo a bem servir os milhares de visitantes, nacionais e estrangeiros, que anualmente aqui se deslocam", refere, através de um comunicado, a DRCN.

Tendo como prioridade de investimento, a conservação, proteção, promoção e desenvolvimento do Património Natural e Cultural, as candidaturas apresentadas ao Aviso Património Cultural-Infraestrutural do Programa Operacional Norte 2020, com prazo de execução de dois anos, irão incidir, para além do Paço dos Duques de Bragança, no o Museu dos Biscainhos (Braga); Museu da Terra de Miranda (Miranda do Douro); Mosteiro de Tibães (Braga); Mosteiro de São Bento da Vitória (Porto); Igreja Matriz de Torre de Moncorvo; e a Igreja Matriz de Vila do Conde.

"Visando a salvaguarda e proteção do património, mas também a sua dinamização, divulgação e consequente fruição por parte do público, as candidaturas apresentadas aos fundos comunitários revestem-se de um caráter transversal, dando continuidade ao trabalho que tem vindo a ser realizado ao longo dos últimos anos, num claro esforço de criação de sinergias alargadas a todo o território, com evidentes repercussões ao nível das economias locais", refere a nota informativa.