14 novembro 2025 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Oftalmologista taipense José Ferreira obtém título europeu de excelência

Sofia Rodrigues
Sociedade \ segunda-feira, novembro 10, 2025
© Direitos reservados
José Ferreira Mendes, natural das Taipas e médico do Hospital da Luz, recebeu o título europeu FEBOS-CR, que distingue cirurgiões de topo em cirurgia de catarata e refrativa

O médico oftalmologista José Ferreira Mendes, natural das Taipas e especialista do Hospital da Luz, passou a integrar o restrito grupo de cirurgiões europeus detentores do título FEBOS-CR - Fellow of the European Board of Ophthalmology Subspecialty in Cataract and Refractive Surgery. A certificação, atribuída pelo European Board of Ophthalmology (EBO) e pela European Society of Cataract and Refractive Surgeons (ESCRS), reconhece profissionais com experiência e conhecimento de excelência nas áreas da cirurgia de catarata e refrativa.

"É um grande prestígio poder usar o título de FEBOS-CR. Representa a minha permanente preocupação com a qualidade, diferenciação e inovação nas áreas da cirurgia de catarata e cirurgia refrativa", afirmou José Ferreira Mendes.

O oftalmologista destacou ainda o papel das unidades do Hospital da Luz onde exerce funções - Guimarães, Póvoa de Varzim e Vila Real - na consolidação do seu percurso profissional. "Não posso deixar de destacar as condições que me proporcionam as unidades do Hospital da Luz em que trabalho, com uma procura constante por equipamentos modernos e tecnologicamente avançados, uma rede de colegas diferenciados e uma equipa de apoio que me dá a tranquilidade necessária para me focar naquilo que é verdadeiramente importante: quem me escolhe como seu médico oftalmologista", referiu.

A obtenção do título, foi descrita por José Ferreira Mendes como "um processo particularmente exigente e para o qual são precisos vários anos de dedicação e preparação". O exame inclui uma prova teórica com 250 perguntas e quatro componentes orais avaliadas por oftalmologistas europeus e internacionais.

De destacar que, desde a criação da certificação, há oito anos, apenas 70 cirurgiões oftalmológicos europeus, entre os quais cinco portugueses, obtiveram o título FEBOS-CR, que distingue a excelência e a partilha de conhecimento na área da cirurgia ocular.

 

Fotografia: @Hospital da Luz de Guimarães