Obras de requalificação na escola de Fafião já começaram
O edifício da escola de Fefião, em Briteiros (Sto. Estevão) está já a ser intervencionado. Nesta fase, estão a ser desmanteladas algumas estruturas e a ser removida a cobertura em fibrocimento. As obras começaram segunda-feira, 15 de julho.
Apesar de não existir qualquer informação no exterior do espaço da obra, sabe-se que a intervenção é da responsabilidade da Câmara Municipal de Guimarães e tem um prazo de execução de dez meses.
Escola do 1.º Ciclo e Jardim de Infância deverá ser beneficiada com intervenções ao nível da sustentabilidade energética e as condições físicas deverão ser melhoradas com a ampliação do edifício para poente.
A obra foi adjudicada por 601.425,44 euros e prevê ainda a requalificação do espaço de jogos, onde será aplicado um piso sintético. Será criado um parque infantil para recreio das crianças.
Ao nível da eficiência energética o edifício será revestido com isolamento térmico pelo seu exterior, a atual cobertura será substituída, assim como as caixilharias exteriores. Serão instalados painéis fotovoltaicos e iluminação LED.
A promessa de requalificação da escola de Fafião, em Briteiros Sto. Estêvão, foi assumida no início de 2017 pelo presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança.
O projeto foi conhecido em maio de 2018, durante a reunião descentralizada do executivo municipal. O procedimento concursal foi lançado em fevereiro de 2019. Prevê-se para maio de 2020 a conclusão da obra.