03 julho 2025 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

"O Verão é na Penha" regressa com atividades culturais até 14 de setembro

Redação
Cultura \ quinta-feira, julho 03, 2025
© Direitos reservados
A Estância Turística da Penha recebe, até 14 de setembro, “O Verão é na Penha”, com uma programação cultural que aposta na valorização do território e na diversidade artística para todas as gerações.

Foi junto ao Santuário da Penha, ao fim da tarde de 2 de julho, que o juiz da Irmandade da Penha, Roriz Mendes, e o vereador da Cultura da Câmara municipal de Guimarães, Miguel Oliveira, apresentaram a edição 2025 do ciclo de atividades "O Verão é na Penha". A iniciativa prolonga-se até 14 de setembro, com uma programação que aposta na diversidade cultural, no envolvimento comunitário e na valorização da montanha da Penha como destino de lazer, turismo e cultura, aos fins de semana.

A programação de "O Verão é na Penha" contempla atividades para diferentes públicos. Além das tradicionais festividades religiosas, como a Festa de Nossa Senhora do Carmo da Penha, há concertos, espetáculos de música eletrónica, mercados alternativos, encontros entre gerações, performances de escolas de música e eventos de sunset. Os domingos mantêm o seu cariz popular, enquanto os finais de tarde de sexta-feira e sábado estão especialmente dedicados ao público mais jovem.

Entre os destaques do mês de julho estão o Festival Espumante com Mário Correia e Francisco Reis (5 de julho), o concerto de Dino Freitas e Kika Freitas (6 de julho), o Festival Odisseia 2025 (11 a 13 de julho), a apresentação da RockSchool e o Guimarães RallyShow (19 de julho), a Festa da Nossa Senhora do Carmo da Penha (20 de julho), as Festas de São Cristóvão (26 e 27 de julho) e o sunset Fun Wine Time nos jardins da The Grove Houses (31 de julho).

Durante a apresentação, Roriz Mendes destacou o esforço coletivo e a paixão que tem movido a Irmandade da Penha na dinamização da estância turística, sublinhando o apoio imprescindível da Câmara Municipal de Guimarães e de outros parceiros. "Queremos que esta praia verde requalificada, que é um brinco, seja fluída por todas as classes sociais", afirmou, realçando ainda a intenção de "reter os turistas por dias em vez de horas, porque o turismo fomenta a economia do concelho".

Admitindo que a Irmandade já não consegue, por si só, sustentar a dimensão da atual programação deste ciclo de atividades, o responsável deu como exemplo o projeto de requalificação do Hotel da Penha, reforçando a importância da colaboração institucional. Referiu também o objetivo de abrir espaço a "novos projetos culturais e artistas vimaraneses", preservando a identidade local: "Temos sempre o cuidado de introduzir a componente local e regional. Exemplo disso, é a vinda de Dino Freitas, que é um filho da terra, foi ele que deu início a isto”, disse sobre o autor do hino do Vitória SC, acrescentando que também se pretende apostar na fusão de gerações.

Miguel Oliveira, reforçou o compromisso do Município com o evento e com a montanha da Penha. "Sou mesmo um apaixonado da Penha. Sendo eu agora vereador, embora por pouco tempo, farei o mesmo como se fosse um mandato completo e obviamente que é indissociável a minha paixão pela montanha da Penha”. Sublinhou ainda que "da parte do município todo o investimento aqui é bem feito, com a consciência de que os recursos não são infinitos". O autarca garantiu que foi realizado "o maior investimento até à data do município para esta animação que já tem 13 anos, porque merece este investimento".

Referindo-se ao potencial turístico de Guimarães e em específico da Montanha da Penha, o vereador afirmou que "Guimarães é fortíssima, é uma das cidades que está no topo a nível de produção e cultura". "Acho que Guimarães, no turismo, tem grande margem para crescer de forma exponencial sem descaracterizar a cidade. Temos um enorme potencial a explorar no turismo de natureza e religioso.", acrescentou.

"O Verão na Penha" resulta do investimento da Irmandade da Penha e da colaboração com a Câmara Municipal de Guimarães, Odisseia Music, Chalé do Carmo, Parque da Penha/The Grove Houses, Clube de Automóveis Antigos de Guimarães, Associação dos Motoristas São Cristóvão, Revolve, Motor Clube de Guimarães e do artista Dino Freitas.

 

Programa "O Verão é na Penha" | Julho

5 de julho, sábado, 20h30 - Festival Espumante
No Chalé da Penha realiza-se um jantar com espumantes das Caves do Solar de São Domingos, acompanhado por música ao vivo de Mário Correia e Francisco Reis (do grupo TogaGente, vencedores do The Voice Gerações 2023) e atuação de DJs.

6 de julho, domingo, 15h00 - Concerto popular
No Largo da Comissão, atuações de Dino Freitas, músico popular e autor dos hinos do Vitória e do Moreirense, e de Kika Freitas, intérprete com atuações versáteis e animadas.

De 11 a 13 de julho, sexta a domingo - Festival Odisseia 2025
Na Estância Turística da Penha decorre um festival de música eletrónica, natureza e criatividade. O Palco Santuário (com acesso pago) apresenta concertos com Julya Karma, Frankey & Sandrino, Rui Vargas, Diana Oliveira, Moullinex & GPU Panic (MXPGU), entre outros. O Mercado Alternativo (entrada livre), nos largos do Hotel e da Comissão, inclui música ao ar livre com Rekorder, Joff, Piu e Pitcher, além de um mercado jovem com marcas independentes.

19 de julho, sábado - RockSchool e RallyShow
Às 15h00 e às 17h00, a RockSchool apresenta dois espetáculos com alunos das classes “Combo” e “KidsCombo” de Guimarães e do Porto, no Largo da Comissão. Entre as 15h00 e as 18h00 decorre o Guimarães RallyShow, um percurso de demonstração automóvel com partida na estrada M579-2 (Lapinha) e chegada à N101.

20 de julho, domingo, 15h00 - Festa da Senhora do Carmo
No Largo da Comissão, atuação do Grupo Folclórico da Corredoura, conhecido pelos seus trajes tradicionais e pelas distinções obtidas a nível nacional e internacional.

26 e 27 de julho, sábado e domingo - Festas de São Cristóvão
No sábado, após a bênção das viaturas às 15h30, há arraial com concertinas, cantares populares, jantar de confraternização e fogo de artifício.

No domingo, realiza-se uma missa às 11h00. Durante a tarde, há atuações dos Ranchos Folclóricos de Arões e de São Martinho do Conde, e cantares ao desafio com Jorge Martins, Duarte (Póvoa de Lanhoso) e André Matos (concertina).

31 de julho, quinta-feira, 17h30 - Fun Wine Time
A Casa Gourmet e a The Grove Houses promovem um sunset vínico nos jardins históricos da propriedade, com petiscos, música e vinho, num ambiente de natureza e descontração.