O homem da nuvem escura
O livro fala de um homem que, no cocuruto da cabeça. tinha, não um boné, não uma madeixa de cabelo despenteada, não um piolho, mas sim um pequeno orifício do tamanho de uma moeda de cinco cêntimos. Desse orifício, de tamanho de uma moeda de cinco cêntimo, saía uma espantosa nuvem espessa e escura, que fazia com que, por onde quer que o homem andasse, fizesse o que fizesse, fosse seguido por um rasto de intensa chuva, frio, vento e trovoada. Esta situação fazia com que o homem fosse triste e todos gozavam com ele.
O que será que lhe aconteceu? Achas que esta nuvem desapareceu ou o acompanhou para sempre? Se quiseres descobrir, lê este livro. Não te vais arrepender.
Eu recomendo a leitura deste livro porque ele fala de um tema triste, mas muito importante, o bullying. Ensina que devemos ser bondosos com as pessoas e as suas diferenças, respeitar o próximo e tratar todos por igual. Explica-nos, também, que devemos resolver os problemas a bem, não a mal. Não se esqueçam que, mesmo diferentes, somos todos iguais.
Diana Safronova, Escola Básica da Charneca, 4º ano
[ndr] Projeto desenvolvido ao abrigo de uma parceria no âmbito do estágio da professora Inês Gama. Através da escrita, os alunos Escola da Charneca testemunham sobre as suas leituras.