Nova creche do Centro Social de Sande S. Martinho abre com mais 46 vagas
A nova creche do Centro Social e Paroquial de Sande S.Martinho foi inaugurada no sábado, dia 15 de novembro, numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo, do vereador da ação social, Eduardo Leite, do arcebispo de Braga, José Cordeiro, do diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Braga, João Ferreira, do presidente da Junta de Freguesia de Sande São Martinho, José Miguel Bessa, e do padre Abel Faria.
A ampliação do edifício representou um investimento de 400 mil euros, assegurado através de capitais próprios da instituição e com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, permitindo a criação de três novas salas de berçário e 46 vagas adicionais reforçando, significativamente, a capacidade de resposta às famílias.
Na sua intervenção, o presidente Ricardo Araújo reforçou o compromisso do Município em colaborar, ativamente, com as instituições sociais do concelho, sublinhando que a falta de vagas nas creche constitui "um problema real da comunidade" e que exige respostas integradas e de proximidade: "Não podemos estar conformados enquanto as nossas famílias viverem na incerteza de onde deixar os filhos", afirmou, reiterando que fará tudo, enquanto presidente da Câmara, "para que Guimarães volte a ser um concelho onde os jovens queiram viver, trabalhar, estudar e constituir família".
O edil enalteceu, ainda, o papel instituições ligadas à Igreja, na prestação de cuidados e de serviços de proximidade à comunidade e deixou um agradecimento especial ao padre Abel Faria e a toda a equipa da instituição, sublinhando que, sem estas entidades, "nenhuma solução definitiva seria possível".
A cerimónia contou com a intervenção do arcebispo de Braga, José Cordeiro, que presidiu à bênção do novo equipamento e abriu o momento solene destacando o simbolismo de inaugurar a creche a poucos dias da celebração de São Martinho. Sublinhou tratar-se de "uma marca de esperança para as crianças e famílias", lembrando que momentos como este devem servir para "humanizar a humanidade".
Seguiu-se a intervenção do diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Braga, João Ferreira, que enalteceu a satisfação pela concretização de um novo equipamento que representa "um compromisso profundo com as famílias e com a comunidade", destacando que o aumento de vagas constitui uma aposta clara na conciliação entre vida profissional e pessoal das famílias.
O presidente da Junta de Freguesia Sande São Martinho, José Miguel Bessa, também usou da palavra, frisando que o novo equipamento demonstra "não só a qualidade da infraestrutura, mas também a qualidade dos recursos humanos", recordando a resiliência da direção na concretização de um processo particularmente exigente.
A sessão encerrou com a intervenção do padre Abel Faria, que sublinhou que esta obra preconiza, também, a necessidade de "humanizar a lei", enquadrando a inauguração como um momento de bênção e de renovação para toda a comunidade.