17 setembro 2021 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Nesta quinta-feira, a entrada na Citânia é livre para quem tem até 29 anos

Redação
Cultura \ quarta-feira, agosto 11, 2021
© Direitos reservados
Iniciativa da Sociedade Martins Sarmento enquadra-se na comemoração do Dia Internacional da Juventude. Estende-se ao museu arqueológico na cidade e ao Museu da Cultura Castreja.

Marco arqueológico do monte de São Romão e de todo o concelho de Guimarães, a Citânia de Briteiros terá entrada gratuita nesta quinta-feira, mas só para os cidadãos com idade inferior ou igual a 29 anos. A iniciativa é da Sociedade Martins Sarmento (SMS) e assinala o Dia Internacional da Juventude, comemorado anualmente a 12 de agosto.

Distinto pelos bairros e ruas da Idade do Ferro (1200 a.C. a 1000 d.C.), pela casa do conselho, onde funcionou um senado local, e pelo balneário sul, com a sua pedra formosa, este conjunto arqueológico é Monumento Nacional desde 1910, já depois das campanhas de escavação protagonizadas por Francisco Martins Sarmento desde 1874.

A iniciativa da SMS estende-se ao Museu da Cultura Castreja, localizado no Solar da Ponte, também na União de Freguesias de Briteiros São Salvador e Briteiros Santa Leocádia, e ao Museu Arqueológico Martins Sarmento, na cidade.