Nas Taipas celebra-se o Dia da Água para devolver o rio Ave aos taipenses
No próximo sábado assinala-se o Dia Mundial da Água e a Junta de Freguesia de Caldelas associa-se a esta data através da organização de um evento no qual serão divulgados os resultados da monitorização da água do rio Ave nas Taipas.
O referido evento terá lugar no Parque de Lazer das Taipas, a partir das 15 horas, sendo que a junta de Caldelas refere que este “é um momento importante da estratégia de devolver o Rio aos taipenses”.
A iniciativa inicia-se com uma intervenção de José Fonseca, membro do executivo da junta e responsável pela Brigada Verde das Taipas, que irá expor “o trabalho de proteção, preservação e conservação da margem ribeirinha”.
Segue-se a intervenção de Sofia Bragança, da Vimágua, que irá abordar “a caracterização da Água do Rio Ave em Caldas das Taipas” e “apresentação do plano de monitorização e dos resultados de 2022”.
A fechar as intervenções, antes do debate de encerramento, será a vez de Carlos Ribeiro, do Laboratório da Paisagem de Guimarães, abordar “os pressupostos da candidatura da Praia Seca e do Parque de Lazer como águas balneares e praia fluvial”.