27 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Músico taipense Luís Ribeiro distinguido pela plataforma “Music and Stars Awards”

Redação
Cultura \ sábado, dezembro 12, 2020
© Direitos reservados
O músico taipensae Luís Ribeiro, saxofonista e professor na Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, foi distinguido com o galardão “Silver Star” na plataforma internacional “Music and Stars Awards”

Entre milhares de candidaturas a nível mundial, Luís Ribeiro conseguiu esta distinção na categoria “Best Instrumentalist CD” com o CD editado no ano passado de 2019, tendo como título “Quasi um Fantasia”.

O trabalho de Luís Ribeiro foi avaliado por um júri composto por 104 elementos, sendo que seis são especialistas na área do saxofone de países como Portugal, Espanha, França, Grécia, Singapura, Tailândia.

Esse foi o principal fator que levou o saxofonista taipense a submeter a sua candidatura. “A expetativa foi ser apreciado por estas individualidades que compõe o júri, sabermos de antemão que o nosso trabalho será escutado por estas individualidades e pode haver uma crítica, quer seja ela positiva ou negativa, acho que é aliciante”, refere Luís Ribeiro em declarações ao Reflexo.

Atendendo ao nível do júri, esta distinção deixa Luís Ribeiro satisfeito. “Fico satisfeito por perceber que aquilo que ouviram foi do agrado deles, é sinal que se pode considerar que está num patamar de aceitação perante as personalidades musicais internacionais. É mais isso do que o reflexo do que possa vir a trazer, porque sabemos que estamos perante um nicho de mercado, o âmbito da música clássica, portanto, não vai trazer muito mais do que isso a não ser o reconhecimento pelos pares, pelas pessoas desta área da música”, aponta o músico.

O concurso “ Music and Stars Awards” é aberto a músicos de proveniência de todo o mundo, tendo o apoio de referências como Lake, International Music Festival, MIMAS Music Festival ou Academia Musicale Europea”.