18 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Museu dos Bombeiros aberto no Dia Internacional dos Museus, dia 18 de maio

Alfredo Oliveira
Freguesias \ quinta-feira, maio 17, 2018
© Direitos reservados
O novo espaço museológico inaugurado há um ano e recentemente aberto ao público integrará a rede de museus que assinala o Dia Internacional dos Museus. Estão expostos vários artefactos associados à história da corporação taipense.

Conceiçao Marques, coordenadora do Museu dos Bombeiros, convida todas as pessoas a visitarem o novo espaço dos Bombeiros Voluntários das Caldas das Taipas, no próximo dia 18 de maio, dia dedicado internacionalmente aos espaços museológicos.

Nesse dia, das 9h às 12h e das 14h às 17.30h, no museu José das Neves Machado poderá conhecer parte da história da corporação taipense e ainda o espólio de José Custódio.

Conceição Machado apontou, numa visita guiada ao Reflexo, o que os visitantes podem apreciar no novo espaço: “Temos memórias importantes, que estavam guardadas, algumas peças antigas, peças de vestuário, medalhas, fotografias e, logo na entrada do museu, o veículo mais emblemático, o Studebaker”.

Paralelamente a esta exposição, como acrescentou, o museu tem uma ala dedicada a José Custódio de Freitas: “Neste espaço posso destacar a coleção de Cristos em madeira, uma colecção de ferragens, desde o século XII até ao presente”.

A grande aposta, em termos de futuro, será a vertente audiovisual e o digital, que poderá passar por parcerias com a Escola Secundária de Caldas das Taipas e com uma empresa ligada ao mundo digital, com uma relação especial com a vila.

Como é do conhecimento público, este novo espaço abriu no passado dia 1 de maio e estará aberto todos os dias até ao final deste mês.