
Museu Alberto Sampaio inaugura exposição "Apenas Ser" a 27 de setembro
O claustro do Museu Alberto Sampaio, em Guimarães, será palco, no dia 27 de setembro, às 15h00, da inauguração da exposição temporária “Apenas Ser”, de entrada gratuita, dos artistas Tales Frey e Soraia Oliveira. A mostra integra a programação da 35.ª edição dos Encontros da Imagem, uma iniciativa que decorre em Braga, Guimarães, Porto, Barcelos e Vila Nova de Gaia, explorando diversas linguagens artísticas em torno da fotografia contemporânea.
Trabalhando sobretudo com fotografia, Tales Frey e Soraia Oliveira, também integrantes do Guimarães Project Room, propõem, segundo a organização, “imagens que nos situam no paradigma contemporâneo de olharmos os nossos limites e integrá-los”.
A exposição, explica o comuncado, reflete sobre a voracidade da comunicação atual, que “anula e oprime o tempo de sentir, de estar, de apenas ser”. Nesse sentido, “Apenas Ser” apresenta imagens que procuram pluralismo, diversidade e inclusão, desafiando o público a repensar os seus próprios limites e a integrar diferentes formas de identidade.
Sobre a 35.ª edição dos Encontros da Imagem
A 35.ª edição dos Encontros da Imagem tem como tema “Manifestação de Interesse” e volta a ocupar diversos espaços culturais com propostas que incluem cinema, performance, instalação e videoarte. Apesar da multiplicidade de formatos, a fotografia permanece no centro da programação, permitindo múltiplas leituras sobre o seu impacto cultural e social.
@Imagem: Tales Frey