18 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Multiusos de Guimarães será palco de um Portugal - França, em andebol

Manuel António Silva
Desporto \ segunda-feira, março 11, 2019
© Direitos reservados
Trata-se da 3ª partida da equipa nacional com vista ao apuramento para o Campeonato da Europa de 2020, organização conjunta da Áustria, Suécia e Noruega, e foi apresentada esta manhã, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Guimarães, em conferência de imprensa.

Depois de terem vencido as duas primeiras rondas de apuramento, frente à Roménia e Lituânia, os portugueses recebem a 11 de abril, pelas 20 horas, a formação francesa que, a par da equipa das quinas, ocupa o primeiro posto do Grupo 6 de apuramento para o referido campeonato.

O jogo vai disputar-se em Guimarães, no Pavilhão Multiusos e Ricardo Costa, vereador do município vimaranense com o pelouro do desporto garantiu que Guimarães está pronta para receber uma partida desta dimensão e importância. Ricardo Costa fez um apelo à presença massiva dos vimaranenses e revelou ser “uma honra receber este jogo” num espaço como o Multiusos. “Guimarães tem demostrado estar ao nível para receber estas provas e estará tudo preparado para receber bem este jogo, para que seja um grande momento de andebol”, disse o vereador vimaranense, a finalizar.

Por seu turno, o vice-presidente da Federação de Andebol de Portugal, Augusto Silva, deu nota da sua satisfação pelo bom momento do andebol nacional “que é já a segunda modalidade mais praticada no país”, com os bons resultados internacionais ao nível de Clubes e das seleções jovens portuguesas. “Estamos com forte esperança neste apuramento, que será a cereja no topo do bolo de todo o trabalho fantástico que está a acontecer na atualidade do andebol nacional”, referiu.

Paulo Fidalgo, vimaranense e treinador adjunto da Seleção nacional de andebol, colocou a tónica da sua intervenção no poderio da equipa francesa que, como constatou, “nos últimos dez anos conquistou seis títulos de relevo. Quatro de campeonato do mundo e dois de campeonato de europa”. Situação que, para o técnico nacional, não inibe a estrutura portuguesa de “ter uma grande ambição em almejar a terceira vitória na fase de qualificação e que nos colocaria neste campeonato da europa de 2020. Nós queremos, em Guimarães, tornar esse momento épico e lutar por uma vitória que seria, de facto, uma vitória de sonho”.

Para Rui Silva, atleta da seleção nacional e também ele um vimaranense, começou por lançar “um apelo muito grande a todos os vimaranenses e apaixonados da modalidade para comparecerem neste grande dia. Sei do que o povo vimaranense é capaz. Faço parte deste povo, desta cidade e sei que todos juntos conseguimos ser muito mais fortes e que conseguimos criar ambientes completamente desfavoráveis para os adversários, o que pode ser uma motivação muito grande para nós”.

Os bilhetes já estão à venda e têm o preço único de 5 euros.