20 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Movimentação de terras no largo de Santo António começa esta terça-feira

Redação
Sociedade \ terça-feira, maio 17, 2022
© Direitos reservados
Intervenção na área onde outrora se localizou a capela de Santo António vai arrancar, mantendo-se o trânsito no sentido atual. Via superior da Avenida da República fecha na próxima semana.

As retroescavadoras, o pó e a lama sobre as vias, bem como as guias de um dos futuros passeios mostram que a requalificação do centro das Taipas já segue pela Avenida da República fora. A partir desta terça-feira, a intervenção no coração da vila, iniciada em outubro de 2020, vai alastrar a lugares até agora intocados.

O largo onde outrora se ergueu a capela de Santo António, contíguo à agência da Caixa Geral de Depósitos e ao traçado original da Estrada Nacional 101, vai ser alvo de “demolições” e de “movimentação de terras” nos muros e jardins, lê-se numa publicação da Junta de Freguesia de Caldelas. O trânsito na via inferior da Avenida da República vai, porém, continuar a fluir no sentido da estação dos CTT para Santo António.

Quanto à cota inferior da avenida, a Junta refere ainda vai “ser feito um esforço” para que os lancis (guias) e pavimentos estejam concluídos até 24 de junho, a tempo das festas da Vila e de São Pedro, a serem comemoradas no fim de junho e no início de julho.

Na cota superior da Avenida da República, desde a Caixa Geral de Depósitos até à Praceta Ferreira de Castro, passando por edifícios como o da centenária Casa Martinho, o trânsito vai ser fechado a partir de 24 de maio, ficando “o parque de estacionamento existente junto ao coreto a funcionar para cargas e descargas”.

A Junta informa ainda que a pavimentação em basalto nas imediações da igreja paroquial e a colocação dos lancis junto à sede da autarquia serão retomadas na próxima semana.