16 setembro 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Miguel Salgado e o título de juniores: “Taipas tem de aproveitar geração”

Tiago Dias
Desporto \ terça-feira, maio 14, 2024
© Direitos reservados
Ao leme de um grupo de jogadores que se sagrou há dois anos campeão da 1.ª Divisão distrital de juvenis e agora campeão da 2.ª divisão distrital, técnico realça as chamadas à equipa sénior.

Numa tarde de sábado em pleno Montinho, a equipa sub‐19 do CC Taipas precisava de caçar mais uma vitória para se sagrar vencedora da Série C da 2.ª Divisão da Associação de Futebol de Braga; os rapazes de javali ao peito afiaram os dentes e golearam por 4‐0 o Infias B, única equipa que lhes impusera uma derrota, em partida da 21.ª e penúltima jornada.

Estava assim selado o título de um grupo que, na sua maioria, já conhecera o sabor do sucesso, há precisamente dois anos, com a vitória na Série 4 da 1ª Divisão distrital de juvenis, com o mesmo timoneiro: Miguel Salgado. Depois de uma primeira passagem com um título distrital de iniciados para os verdes e brancos, o treinador regressou à formação do CC Taipas na época 2020/21 e vê futuro nos seus pupilos. “O CC Taipas tem de aproveitar esta geração. Tem muita qualidade mesmo. Além da qualidade, tem outra coisa muito importante: vontade de vencer todos os dias”, vinca ao Reflexo o técnico de 44 anos.

Após duas épocas nos juvenis, com esse mesmo grupo, Miguel Salgado sabia que lhe aguardava “um campeonato muito bom” em 2023/24, caso fosse possível acrescentar dois ou três jogadores ao talento ao seu dispor. “O objetivo desde o início da época era o de sermos campeões. Queríamos subir, mas com o título de campeão”, especifica.

Desde o início da temporada, cinco jogadores do plantel estrearam‐se pela equipa sénior dos javalis, a militar na Série B da Divisão de Honra: Vítor, titular em algumas partidas, Zé Gabriel, Rafinha, Novais e o guarda‐redes Francisco Faria. Outros elementos têm sido chamados à equipa principal, política que Miguel enaltece, por levar os juniores e atletas de escalões mais baixo a “acreditarem que podem, um dia, chegar à equipa sénior”. “Muitas vezes, não é preciso jogar na equipa sénior. Chegar lá e treinar faz com que os miúdos se sintam muito mais felizes e mais confiantes”, esclarece.

O técnico quer ir ainda o mais longe possível na Taça AF Braga do escalão: o CC Taipas vai defrontar o Sandinenses nos quartos de final, após ter eliminado quatro adversários de patamares superiores.