Miguel Oliveira na Comissão de Ética para a Investigação Clínica do SNS
Este organismo nacional foi implementado em 2005 e é responsável pela emissão de pareceres éticos sobre os protocolos de investigação que lhe são submetidos. Funciona na dependência do Ministério da Saúde, sendo independente no que à componente técnica e científica diz respeito.
“Integrei o comité em Novembro de 2020. Trata-se de um painel restrito de especialistas que visa ajudar os investigadores ou empresas em Portugal a aferir sobre o seu protocolo de ensaios clínicos. Imagine-se que uma empresa em Portugal está a desenvolver um dispositivo e quer fazer um ensaio clínico. Este comité vai averiguar o procedimento clínico necessário e aferir sobre a segurança desse mesmo procedimento, garantindo que os pacientes que vão ser envolvidos nesse ensaio clínico vão ter todas as condições de segurança”, refere Miguel Oliveira ao Reflexo.
A Comissão de Ética para a Investigação Clínica reúne quinzenalmente para dar pareceres favoráveis ou desfavoráveis sobre ensaios clínicos que se estão a desenvolver ou vão ser desenvolvidos em Portugal.
Miguel Oliveira é vice-presidente do Grupo de Investigação 3B’s, licenciou-se em Bioquímica pela Universidade do Porto e concluiu o Doutoramento em Ciência e Tecnologia dos Materiais - Engenharia de Tecidos e Materiais Híbridos na Universidade do Minho.