28 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Manuel Ribeiro apresentou programa eleitoral

Manuel António Silva
Política \ quinta-feira, setembro 14, 2017
© Direitos reservados
No passado dia 12 de setembro, Manuel Ribeiro, candidato à Assembleia de Freguesia de Caldelas, apresentou as propostas do seu programa eleitoral, numa iniciativa realizada na sua sede de campanha.

Com sala cheia e na presença de André Coelho Lima, Manuel Ribeiro começou por referir que as intervenções a que a sua equipa se propõe realizar dependerão de recursos próprios da freguesia, de recursos provenientes de competências delegadas e através de “uma atuação profunda da Câmara Municipal de Guimarães no seu território mais querido, como muito se tem ouvido em Guimarães”.

Esses compromissos, segundo Manuel Ribeiro, “assentam numa visão estratégica, que não é de hoje, defendendo que as Taipas tem de se virar para o rio, para a termas e para as cutelarias. Há décadas que Constantino Veiga tem vindo a tentar sensibilizar a Câmara que esta via seria o desígnio da vila das Taipas.

Naquilo a que chamou de medidas estruturais, Manuel Ribeiro propõe promover intervenções no espaço público como é o caso do projeto de requalificação do centro da vila, “com otimização relativamente ao número de estacionamentos”. Ainda diretamente relacionado com esta situação, Manuel Ribeiro avançou com a ideia de deslocalizar a atual bomba da BP para outro local, promovendo naquele espaço a criação de estacionamento. Segundo o candidato, “já foram realizados contactos e as pessoas mostraram-se disponíveis”.

Referiu-se depois àquilo a que chamou “a menina dos olhos da Junta de Freguesia” e que também consta noutros programas eleitorais: a revitalização e requalificação das margens do rio e das suas praias fluviais bem como a abertura de caminhos da praia seca até às levadas do Arquinho.

Na área da mobilidade e transportes, relançou a questão do nó de acesso à autoestrada, em Brito, e a requalificação da N101 e defendeu a cobertura dos Transportes Urbanos de Guimarães às Taipas, "a preço social e com elevada frequência de viagens".

Para o antigo marcado, o candidato propõe a construção de um Centro Interpretativo das Cutelarias. Reclama ainda a cobertura do saneamento básico da vila a 100%, “situação que não se verifica, numa altura em que queremos ser capital Verde Europeia”, diz.

A recuperação da Capela Central e casas de banho do cemitério das Taipas, assim como a construção da Casa das Associações, num espaço da Feira semanal das Taipas, junto às casa de banho, onde todas as associações possam ter o seu espaço, dividindo entre elas alguns serviços e despesas com pessoal, por exemplo, foram outras das ideias apresentadas pelo candidato pela Coligação Juntos por Guimarães à freguesia de Caldelas.