Júnio Castro apresenta candidatura à junta de Barco pela coligação JpG
A coligação "Juntos por Guimarães" apresentou no domingo, dia 21 de setembro, a candidatura de Júnio Castro à presidência da Junta de Freguesia de Barco. O anúncio decorreu num evento que contou com a presença de Ricardo Araújo, candidato à Câmara Municipal de Guimarães, e de Rui Armindo Freitas, candidato à Assembleia Municipal.
Atualmente presidente da Juventude Social Democrata em Guimarães, Júnio Castro afirmou que a sua candidatura representa "uma verdadeira mudança" para a freguesia. "Estamos aqui para servir Barco com empenho, responsabilidade e dedicação”, disse, acrescentando que “não queremos promessas vazias, queremos soluções concretas", destacou o candidato.
Com a promessa de renovar a gestão local, Júnio criticou a estagnação da freguesia nos últimos 32 anos sob a mesma liderança política. "Apesar de algumas ações positivas, a freguesia precisa de mais. Não podemos continuar a esperar pela mudança; é hora de agir. Não queremos promessas vazias, queremos soluções concretas", afirmou. O candidato à junta apontou para aquilo que considera ser uma "falta de ação no AvePark e a gestão opaca do campo de futebol, onde a falta de transparência e a falta de diálogo com a comunidade foram questionadas pela sua equipa".
A candidatura de Júnio Castro defende ainda a transparência da junta, com horários mais acessíveis e a publicação de atas e documentos no site, a criação de um "Barco Mais Social", com uma loja social para famílias carenciadas e um plano de apoio à natalidade, além de medidas para apoiar os jovens, como a criação de uma sala de estudo na sede da junta. "Queremos Barco mais ativa, mais participativa, que seja a verdadeira voz de todos os cidadãos", disse.
Outras propostas incluem a criação de uma agenda cultural e desportiva para envolver a população e a melhoria dos serviços de saúde com consultas de psicologia e serviços de enfermagem. Júnio Castro prometeu ainda reforçar a limpeza pública, com a criação de um calendário transparente de limpeza e mais apoio à juventude, para garantir mais oportunidades e mais recursos para as novas gerações.
Já Ricardo Araújo, elogiou o candidato a Barco, sublinhando que Júnio Castro "é um dos melhores quadros da sua geração" e que "Barco não pode perder esta oportunidade". Araújo voltou a criticar a gestão socialista no concelho, defendendo a necessidade de dinamizar o AvePark com novos acessos e atrair empresas para criar emprego.