20 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

‘Judo para Todos’ no Pinheiral, num “espaço que começa a ser pequeno”

Bruno José Ferreira
Desporto \ domingo, março 26, 2023
© Direitos reservados
Quase 100 crianças encheram a Escola do Pinheiral em mais um capítulo da “aprendizagem” desta “escola para a vida” que é o judo. Torneio juntou crianças com idades entre os quatro e os 12 anos.

O judo voltou a ser uma atividade “para todos” no passado dia 18 de fevereiro – sábado – na Escola do Pinheiral, com a realização de mais um torneio promovido pela ‘Escola de Judo para Todos’, em parceria com a Câmara Municipal de Guimarães e com a Junta de Freguesia de Caldelas. Sensivelmente uma centena de crianças, com idades compreendidas entre os quatro e os doze anos, foram ao dojo em mais uma jornada de “aprendizagem”, segundo vincou Mário Emídio, um dos elementos da organização.

Jorge Inocêncio, presidente da Escola de Judo para Todos fez um balanço positivo do evento, “correu tudo bem”, referiu, sustentando que o mais importante nestes torneios é o “crescimento e a aprendizagem dos meninos e meninas”. Patrícia Correia, da Junta de Freguesia de Caldelas, marcou presença na cerimónia de abertura e relembrou que a junta acompanhou este projeto “desde o seu início”, destacando a “saúde” e a “inclusão” como notas essenciais da prática do judo. “Para além da vertente desportiva, este projeto tem também extrema importância por aquilo que implica na saúde e também na inclusão”, disse.

 

“O judo é uma escola para a vida”

Em representação da Câmara Municipal de Guimarães, Nelson Felgueiras, vereador com o pelouro do desporto, notou que, depois de já ter estado neste evento no ano passado, o crescimento é notório. “Ainda têm cá mais crianças, mas pais a assistir e mais gente a participar. É sinal de que este evento está a crescer, e que o judo tem expressão em Guimarães”, disse, exclamando inclusive que o espaço até começa a ser pequeno na Escola do Pinheiral. “Esperamos para o ano estar cá novamente, num espaço que já começa a ser pequeno para tanta gente, o que é sinal do seu crescimento”.

No entender do vereador “é necessário haver este tipo de opções para a prática de desporto, porque estas atividades vão para lá das competências técnicas e das habilidades”. “O judo, em particular, é uma escola para a vida. Estão aqui vários pais, o que digo é que estão a fazer a escolha certa, porque estão a dar aos vossos meninos e meninas valores que os vão acompanhar para a vida” complementou Nelson Felgueiras.