19 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Jornadas Europeias do Património assinalam-se durante todo o fim de semana

Paulo Dumas
Cultura \ quinta-feira, setembro 27, 2018
© Direitos reservados
São centenas as atividades que se desenrolarão em todo o país, assinalando as Jornadas Europeias do Património. Guimarães terá várias atividades incluídas no programa, que decorre de sexta-feira, 28 até domingo, 30 de setembro.

As Jornadas Europeias do Património decorrem entre os dias 28 e 30 de setembro em centenas de localidades de Portugal incluindo as regiões autónomas.

São centenas de atividades a decorrer com entrada livre, que procuram a promoção da defesa do património. Este ano o tema é "Partilhar Memórias", num propósito que visa a preservação da memória como base que fundamenta o património comum.

Além da atividade que se desenrola esta sexta-feira, 28 de setembro, nas Caldas das Taipas, na freguesia de Fermentões, o Museu de Agricultura local preparou um programa para dois dos três dias das jornadas.

O programa em Fermentões inicia-se às 16 horas do dia 28, com a inauguração do Núcleo Museológico Temático em torno do ciclo da vinha e do vinho. Este núcleo ficará instalado na escola EB1 Senhora da Conceição.

Ainda na sexta-feira acontecerá uma tertúlia sobre os 45 anos do Grupo Folclórico de Fermentões. A conversa decorrerá no salão nobre da Casa do Povo de Fermentões.

A terceira e última iniciativa será uma "caminhada cultural", que incluirá a visita à Fábrica de Curtumes de Roldes. O passeio terá início às 15h30, com concentração no Largo da Casa do Povo. Estima-se o fim da caminhada para as 17 horas.

Jornadas Europeias do Património na cidade de Guimarães

Na cidade de Guimarães, o Museu Alberto Sampaio e o Paço dos Duques de Bragança associaram-se às Jornadas Europeias do Património. No Paço dos Duques de Bragança, será feita uma visita guiada pelo Monte Latito (10h30 do dia 28).

Outra atividade promovida pelo Paço dos Duques será o percurso de ligação da Vila de Cima à Vila de Baixo (28, 29, 30 de setembro, às 10h30 e às 16h), com passagem vários pontos emblemáticos da cidade. À exceção de todas as outras, esta atividade tem um custo de 1,5 euros, podendo os bilhetes ser adquiridos na loja do Paço.

Por último, dentro do programa promovido pela Associação de Amigos do Paço dos Duques, será feita a apresentação do teatro de marionetas "Aqui Nasceu Um Rei" (29 de setembro, 15h).

Ainda na cidade, o Museu Alberto Sampaio terá em exibição permanente o filme "Memórias do Museu de Alberto Sampaio", realizado na altura da passagem dos 90 anos do museu. O espaço terá ainda em exibição a exposição "Objetos de outros tempos".