12 dezembro 2025 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Instituto de Educação da UMinho completou 50 anos

Redação
Educacao \ quinta-feira, dezembro 11, 2025
© Direitos reservados
O Instituto de Educação da Universidade do Minho celebrou, esta quarta-feira, os seus 50 anos, com uma cerimónia no campus de Gualtar, em Braga.

A celebração realizou-se no dia 10 de dezembro e contou com uma conferência proferida por Domingos Fernandes, presidente do Conselho Nacional de Educação, sob o tema “Conhecimento, Ação e Participação nas Políticas e Práticas Educativas”. Durante o evento, foi ainda atribuído o Prémio Almedina e algumas distinções, destacando-se homenagens póstumas a Laborinho Lúcio, Altina Ramos e Manuel Vilaça. A iniciativa contou com momentos culturais e o tradicional corte de bolo, que antecedeu o discurso do reitor da UMinho, Pedro Arezes.

Em comunicado, o instituto explica ter "como missão desenvolver projetos de ensino, investigação e interação com a sociedade na ampla área da Educação”. “Através destas iniciativas, contribui para o desenvolvimento e o bem-estar da sociedade, focando-se nos processos, agentes e contextos de educação, ensino, aprendizagem, formação e desenvolvimento socioeducativo”, aponta.

Note-se que o IE desenvolve atualmente licenciaturas em Educação (diurno e pós-laboral) e Educação Básica, disponibilizando ainda 17 mestrados e três doutoramentos, para além de outros cursos de formação e de pós-graduações, não conferentes de grau. “No âmbito da investigação, destacam-se os projetos que são desenvolvidos no CIEd – Centro de Investigação em Educação e no CIEC – Centro de Investigação em Estudos da Criança”, nota o comunicado.