Incêndios: há uma equipa "estacionada" na Citânia a prevenir "ocorrências"
Uma equipa de sapadores florestais coordenada pela Associação de Silvicultores do Vale do Ave (ASVA) está, desde o início do mês, na Citânia de Briteiros. Isto porque aquele espaço é considerado "Local Estratégico Estacionário" para a deteção de incêndios rurais e eventuais ocorrências no território visível a partir daquele Monumento Nacional.
Os sapadores florestais vão estar neste ponto alto de São Salvador de Briteiros até ao dia 30 de setembro. "Estando a Citânia localizada num relevo que remata a cumeada Falperra-Sameiro, com boa visibilidade para as áreas de primeira intervenção da equipa de sapadores, foi solicitado à Sociedade Martins Sarmento o acesso ao interior do sítio arqueológico, durante o período mais crítico", informa, através de um comunicado, a Sociedade Martins Sarmento.
Com presença no terreno diariamente, a SMS diz congratular-se com "a oportunidade de colaborar na vigilância contra incêndios rurais, estando esta equipa de prevenção contra eventuais ocorrências no território visível a partir da Citânia".