Hélder Pereira preside Sociedade Portuguesa de Artroscopia e Traumatologia
O médico taipense foi eleito presidente da Sociedade Portuguesa de Artroscopia e Traumatologia Desportiva, no 16.º congresso nacional que teve lugar no Teatro Sá de Miranda em Viana do Castelo.
Esta organização assinala três décadas de existência, tendo sido apresentadas e discutidas as mais recentes abordagens na prevenção e tratamento das mais frequentes e importantes lesões do desporto.
Estiveram presentes alguns médicos estrangeiros de renome, mas Portugal conta com especialistas reconhecidos internacionalmente (como atesta o percurso do novo presidente, membro da direção da sociedade europeia vários anos entre outros).
Hélder Pereira e a equipa diretiva têm como objetivo a promoção de estratégias de prevenção das lesões mais frequentes do desporto nomeadamente atendendo ao número crescente de crianças e mulheres a praticar desporto de competição (sendo que a população feminina, por razões multifatoriais tem risco aumentado nomeadamente para lesões do joelho na prática do desporto mais praticado entre nós, o futebol).
Mais ainda tem sido verificado e discutido na comunidade científica o flagelo do aumento de lesões graves dos joelhos em futebolistas de elite associado por muitos à sobrecarga competitiva.
“Portugal tem dos melhores clínicos, cirurgiões e terapeutas do mundo dedicados às patologias mais frequentes do desporto. Estamos na vanguarda do tratamento e incluídos na rede internacional de profissionais de saúde dedicados aos vários desportos. Queremos incentivar e impulsionar este nível que fomos conquistando ao longo dos anos para a medicina portuguesa, mas também queremos ter um papel ativo na promoção da saúde da nossa população pela implementação de estratégias de prevenção de lesões e promoção de saúde pelo desporto”, disse Hélder Pereira.