23 janeiro 2026 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Hélder Pereira, Ortop. e Investig. Lda - Turitermas: Julgamento já arrancou

Redação
Sociedade \ sexta-feira, janeiro 23, 2026
© Direitos reservados
A decorrer no Tribunal de Guimarães, nas duas sessões realizadas, já foram ouvidas várias testemunhas.

Está a decorre no 3º Juízo Central Cível do Tribunal de Guimarães o julgamento que opõe a empresa do médico taipense Hélder Pereira (Hélder Duarte Pereira, Ortopedia e Investigação, Lda) à Taipas Turitermas e que resulta de ação cível interposta em abril de 2022 onde se reclama uma indemnização de cerca de 460 mil euros.

Nas duas sessões de julgamento já realizadas, a 14 e 21 de janeiro, foram ouvidas diversas testemunhas arroladas ao processo, com destaque para a ex-presidente da cooperativa termal, Sofia Ferreira e para a representante legal da empresa do ortopedista taipense, Tânia Saraiva. João Pedro Pereira, irmão de Hélder Pereira e ex-secretário geral da Turitermas, começou por ser ouvido na passada 4ª feira, sendo que continuará o seu depoimento no próximo dia 28 de janeiro, em sessão já agendada para o efeito. Tiago Rodrigues, atual presidente da Taipas Termal, também já foi ouvido pelo tribunal.

Sendo que a sessão do próximo dia 28 não será suficiente para ouvir todas as testemunhas, ficou já agendada para março, nova sessão do julgamento. Por ouvir estão ainda vários ex-dirigentes da cooperativa, como Ricardo Costa, José Maia Freitas, Miguel Sousa e Nuno Dias de Castro, assim como, o próprio Hélder Pereira.

O médico taipense prestou serviços na clínica médica da Turitermas até 14 de abril de 2021, altura em que lhe foi comunicada a rescisão unilateral do vinculo contratual que considerou de "intempestiva e infundada".