
Guimarães assinala 25.º aniversário da Polícia Municipal
Na manhã desta quarta-feira, 21 de maio, teve lugar, no Largo Cónego José Maria Gomes, a cerimónia oficial de comemoração do 25.º aniversário da constituição do corpo de Polícia Municipal de Guimarães. O evento reuniu autarcas, agentes e comunidade para celebrar o percurso da corporação e reforçar o compromisso com a segurança e proximidade ao cidadão, contando com a presença de Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal, bem como de outros membros do executivo municipal.
O momento solene teve início com a revista de Domingos Bragança ao corpo da Polícia Municipal, seguindo-se a cerimónia de atribuição de medalhas e imposição de divisas aos seus agentes, sendo este um ato de distinção que homenageia homens e mulheres ao serviço da cidade através da Polícia Municipal.
No discurso proferido durante a cerimónia, o atual comandante da Polícia Municipal, Daniel Oliveira, destacou o trabalho de excelência realizado ao longo destes 25 anos, sublinhando ser com "espírito de evolução" que os profissionais continuam a desempenhar as suas funções. O comandante reforçou que esta celebração visa também "renovar o compromisso com o cidadão".
Daniel Oliveira salientou ainda a importância de investir no capital humano e na formação contínua dos agentes, bem como na melhoria de recursos materiais. Apesar da recente aquisição de novas viaturas, referiu que "continuam a ser necessárias mais viaturas ligeiras", e que é prioritária a melhoria das instalações da sede da Polícia Municipal, quer para proporcionar melhores condições de trabalho aos profissionais, quer para melhor acolher os cidadãos.
Na sua intervenção, Domingos Bragança frisou a importância desta cerimónia comemorativa, que vai já no seu segundo ano de realização. "Esta cerimónia representa reconhecimento e o reconhecimento é a expressão de gratidão", afirmou o autarca, destacando o "papel diferenciado e insubstituível" da Polícia Municipal face às restantes forças de segurança, sublinhando a sua relevância na coesão e regulação de uma sociedade cada vez mais exigente. "Com a PM conseguimos maior eficácia e maior segurança no serviço à nossa população. É uma polícia de proximidade ao cidadão", declarou Domingos Bragança, enaltecendo o serviço de proximidade e prevenção prestado pela Polícia Municipal à comunidade vimaranense.
Nelson Felgueiras, vereador com a tutela da Polícia Municipal, também marcou presença na cerimónia, deixando uma palavra de reconhecimento pelos 25 anos de serviço da corporação. Agradeceu especialmente aos agentes por "cumprirem a sua missão ao longo dos 25 anos", e lembrou que, com a descentralização de competências, a Polícia Municipal assume um papel cada vez mais relevante na manutenção da cidade, reforçando ainda a necessidade de melhorar as condições de trabalho."O comandante já deu nota, mas eu vou reforçar: é fundamental que as instalações sede da polícia municipal sejam requalificadas.", proferiu.
Pub