Guimarães já deu as boas-vindas ao Natal
A cerimónia simbólica do acender das luzes de Natal reuniu, este domingo, milhares de vimaranenses e visitantes junto à Árvore Gigante, no Largo do Toural. Aqui, o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo, afirmou ter encontrado muita “animação, património e pessoas” - a combinação perfeita para que Guimarães se torne na “melhor cidade Natal em 2025”.
Ao longo da tarde de domingo, o grande palco recebeu também três atuações que marcaram o início da programação musical. The Cover Van apresentaram-se em formato especial de quinteto, com violino e violoncelo, revisitando o seu repertório e clássicos natalícios numa atmosfera intimista e elegante. Seguiram-se os Shout!, o primeiro grupo gospel português, que celebrou 30 anos de carreira emocionando o público com a sua fusão de gospel, soul, funk e pop. Para encerrar, Cláudia Pascoal trouxe a irreverência e a estética singular que combinam música tradicional e pop moderna num universo muito próprio.
Após a inauguração das luzes de Natal e a visita pelas diversões que animam a cidade, o presidente da Câmara aproveitou ainda para afirmar que quer “que Guimarães Cidade Natal seja um programa e uma festa para todos os vimaranenses e para todos os que trabalham, estudam e visitam Guimarães".
A programação prolonga-se até 24 de dezembro e, para além das diversas atrações para todas as idades, distribui música, tradição e espírito natalício por toda a cidade, do coreto às igrejas, dos espaços culturais às ruas históricas. Da Academia Taibombar ao Ensemble de Metais do Conservatório, passando pela Orquestra do Norte, pelo TetrAcord’Ensemble, pela Rockschool, por inúmeros grupos corais e formações locais, o cartaz reforça a diversidade e o profundo envolvimento da comunidade artística vimaranense.