26 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Guimarães conta com uma Estrutura Operacional de Emergência da Cruz Vermelha

Redação
Sociedade \ segunda-feira, dezembro 07, 2020
© Direitos reservados
Guimarães passou a contar com uma Estrutura Operacional de Emergência da Cruz Vermelha Portuguesa, composta por doze vimaranenses, aumentando assim a capacidade de resposta na Emergência e Socorro, com um lote mais diversificado de meios junto da Proteção Civil.

Esta Estrutura Operacional foi oficializada de forma simbólica no último sábado, Dia Internacional do Voluntariado, com uma cerimónia de Juramento de Compromisso de Honra no Paço dos Duques de Bragança, contando com a presença de Domingos Bragança.

“As pessoas não estão alheadas do Voluntariado e, hoje, os cidadãos tiram um pouco do seu tempo para ajudar a comunidade e querem ser generosos. Ser voluntário é uma coisa séria”, frisou Domingos Bragança na cerimónia, destacando que é necessário “ter competências técnicas e formação especializada”.

O edil deu nota, ao mesmo tempo, da importância da Cruz Vermelha neste tempo de pandemia. “Neste tempo de pandemia a Cruz Vermelha fica registada em Guimarães pelo trabalho inexcedível que tem desenvolvido no âmbito da Proteção Civil. A Câmara Municipal, também em colaboração com os nossos Comandos de Bombeiros não poupará esforços para protegermos todas as nossas pessoas e bens. Olhamos para a insígnias da Cruz Vermelha e sentimos um imenso orgulho na defesa da Humanidade. De um modo concreto, fazemos um mundo melhor. Tenho muito orgulho em vocês!”, desabafou Domingos Bragança em jeito de conclusão.

Já Gonçalo Órfão, Coordenador Nacional da Estrutura Operacional de Emergência da Cruz Vermelha vincou os sentimentos de “felicidade e orgulho” pela criação esta equipa no concelho. “Esta data é essencial não só pelas circunstâncias que vivemos e pela importância do voluntariado, que tanto beneficia a comunidade onde vivemos. É relevante comemorar esta data, mas também é fundamental refletir e decidir ser voluntário”, disse.