25 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Guimarães confirma resultados eleitorais nas Eleições Presidenciais

Redação
Política \ terça-feira, janeiro 26, 2016
© Direitos reservados
Metade dos eleitores não foi votar. Marcelo Rebelo de Sousa será o próximo presidente da República. Maria de Belém ficou abaixo de Marisa Matias, com uma larga diferença.

Os resultados eleitorais de Guimarães para as Eleições Presidenciais reflectiram os resultados a nível nacional, elegendo Marcelo de Rebelo de Sousa como o sétimo Presidente da República Portuguesa, após a revolução de 25 de Abril de 1974.

Tanto os três candidatos mais votados, como a sua ordem, foram os mesmos em todas as freguesias do concelho, com Marcelo Rebelo de Sousa à frente, com 52,6% dos votos, seguido por Sampaio da Nóvoa (22,5%) e Marisa Matias (10,3%).

A partir do quarto lugar a ordem vai variando nas freguesias, sendo de destacar, tanto a nível nacional, como a nível concelhio, os resultados de Maria de Belém, em quarto lugar na votação e muito abaixo de Marisa Matias; e o resultado de Vitorino Silva - foi o quinto candidato mais votado em Guimarães, ficando à frente do candidato do PCP, Edgar Silva.

Igualmente de registar a elevada abstenção. Metade do eleitorado não foi às urnas, sendo que, a nível nacional, a percentagem da abstenção foi de 51,2%. O concelho de Guimarães registou uma taxa de abstenção mais baixa, ficando-se pelos 44,6% (mesmo assim elevada).

Marcelo Rebelo de Sousa, portanto, ganhou em todo o concelho de Guimarães e de forma destacada. As freguesias em que o novo Presidente da República ganhou com menos margem relativamente a Sampaio da Nóvoa foram as de Candoso (São Martinho), Conde/ Gandarela, Gondar, Moreira de Cónegos e Serzedelo.

Esmiuçando ainda os números constata-se que Marcelo teve o melhor resultado nas freguesias no Norte do Concelho de Guimarães - na freguesia de Leitões/ Oleiros/ Figueiredo teve 69,5% dos votos, com uma diferença 504 votos para Nóvoa, num universo de 872 votantes. A percentagem mais baixa foi registada em Conde/ Gandarela, com 37,5%. Neste caso Sampaio da Nóvoa teve menos 138 votos, num universo de 1294 votantes.

No que toca à abstenção em Guimarães, que foi de 44,6%, houve uma amplitude dos 33,2% registados em Airão (St.ª Maria)/ Airão (São João)/ Vermil, até aos 57,7% na freguesia de Briteiros (São Salvador)/ Briteiros (St.º Estevão).

Entre os dez candidatos, houve quem não conseguisse um único voto em algumas freguesias. Cândido Ferreira e Jorge Sequeira foram os campeões dos zeros, resultado obtido por ambos em três das 48 freguesias do concelho de Guimarães. Paulo de Morais não teve votos em Arosa/ Castelões.

 photo infografia-eleicoes-presidenciais--resultados-marcelo_zpskawj6u9k.png

 photo infografia-eleicoes-presidenciais-abstencao_zpsgfuwqduj.png

 photo infografia-eleicoes-presidenciais-distancia-marcelo-novoa_zpsv7hwjsu5.png