19 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Guimarães apresenta propostas para a redução do plástico no ambiente

Redação
Sociedade \ quarta-feira, outubro 14, 2020
© Direitos reservados
“Aqualastic: educar, reduzir e valorizar” é a designação do projeto que resulta de uma candidatura do Laboratório da Paisagem ao Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Transição Energética.

O projeto Aqualastic prepara-se para exibir algumas das suas propostas para a promoção da redução do plástico no ambiente, na próxima quinta-feira, 15 de outubro, no âmbito da programação da Green Week Guimarães. Este projeto surge no âmbito de uma candidatura por parte do Laboratório da Paisagem, ao Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente.

A estratégia decorre sob forma de uma exposição fotográfica que ficará patente na Rua Dr. Avelino Germano, uma instalação artística no Largo do Toural e quatro intervenções de arte urbana no Bairro C (Couros). Ações que prometem fazer os vimaranenses repensarem os seus comportamentos diários.

Nesse dia, o Laboratório da Paisagem efetuará também a apresentação global do projeto da qual constam ainda propostas de criação de um protótipo de uma “EcoBarreira” numa das linhas de água urbanas de Guimarães e de filtros personalizados para a retenção de resíduos em sumidouros de águas pluviais.

Recorde-se que já em 2019, o Município assinou no Fórum Ambiental da EuroCities, um compromisso, que ainda assume, para redução da utilização de plásticos de uso único.