28 março 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Sustentabilidade ambiental debatida na Green Week Guimarães 2020

Redação
Sociedade \ terça-feira, outubro 06, 2020
© Direitos reservados
Na próxima semana a sustentabilidade ambiental vai voltar a estar na agenda do dia em Guimarães com a realização da edição 2020 da Green Week Guimarães. O programa foi reajustado em virtude da pandemia, mas ainda assim o evento realiza-se com conferências, exposições e outras atividades entre 10 e 18 de outubro.

Entre o Laboratório da Paisagem, a Veiga de Creixomil, o Centro de Ciência Viva, o Parque da Cidade, a Academia de Ginástica, as Bacias de Retenção e a Horta Pedagógica, o programa contempla várias iniciativas “que pretendem alertar e sensibilizar a população para a defesa do ambiente e para a sustentabilidade ambienta”.

“Destaque para a conferência final do projeto europeu RiskAquaSoil, do qual o Laboratório da Paisagem é parceiro. Para além de uma conferência sobre a gestão da água e dos solos, que terá lugar no dia 16, está agendada uma exposição fotográfica sobre a Veiga de Creixomil, bem como uma ação de formação dirigida aos técnicos municipais sobre flora autóctone, na gestão do espaço público sem herbicidas e uma outra, mais prática, sobre técnicas de remoção de flora invasora. Destaque ainda para a apresentação pública do projeto “Aqualastic”, recentemente financiado pelo Fundo Ambiental”, dá conta a Câmara Municipal de Guimarães.

Irá também realizar-se uma observação de aves na Veiga de Creixomil, assinalando o Dia Mundial das Aves Migratórias, e o lançamento do livro “Lagoas e Charcas do rio Ave”.

A cargo do Centro de Ciência Viva estará a atividade “Pequenos Exploradores”, no Parque da Cidade, e uma exposição fotográfica de insetos. A Resinorte associou-se também a esta iniciativa com dois webinars sobre a temática da “reciclagem em tempo de pandemia, destinados à comunidade escolar e ao público em geral”.

É feito o convite para que as boas práticas ambientais de sustentabilidade em Guimarães possam ser descobertas através da visita a locais como a Academia de Ginástica, as Bacias de Retenção ou a Horta Pedagógica. O programa completo pode ser consultado nesta ligação.