
Guimarães apresenta programa das Jornadas Nacionais dos Bombeiros
A apresentação do programa das Jornadas Nacionais dos Bombeiros decorreu esta terça-feira, pelas 11h30, no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Guimarães (BVG). Estiveram presentes o presidente dos BVG, João Pedro Castro, Ana Luísa Damasceno, presidente da Federação dos Bombeiros de Braga, Sofia Ferreira, vereadora responsável pela Proteção Civil, António Nunes, presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, e Luís Andrade, comandante dos Bombeiros Voluntários de Guimarães.
Antes de apresentar o programa, João Pedro Castro sublinhou que a cidade está preparada para receber eventos de escala nacional e internacional. "Certamente que teremos centenas de visitantes ao longo destes três dias", referiu.
A abertura oficial das Jornadas terá lugar no dia 23, pelas 15h00, no Largo do Toural, com uma caminhada pelos espaços públicos e comércio tradicional, o acendimento da pira das jornadas e a inauguração de uma exposição de fotografias e adereços, aberta à comunidade, em articulação com os Paços dos Duques de Bragança. Às 21h30, no Largo da Oliveira, realizam-se os concertos promovidos pela Banda de Música dos Bombeiros da Póvoa de Lanhoso e pela Academia de Música José Atalaya.
O dia 24 será o mais preenchido, tendo início às 10h00, com um conjunto de atividades direcionadas aos jovens, sob a alçada de "Bombeiros vão ao Castelo", no Campo de S. Mamede. O evento contará com simulador de fogo, aulas de suporte básico de vida, slide e demonstrações de equipamentos, em parceria com os escuteiros de Guimarães. À mesma hora, no Salão Nobre dos BVG, decorre o Conselho Nacional da Liga dos Bombeiros Portugueses. Às 15h00, nos Claustros do Convento de Santa Clara, será inaugurada uma exposição de miniaturas de bombeiros, fruto do trabalho de colecionadores de todo o país. Pelas 16h30, inicia-se o desfile motorizado na Alameda Alfredo Pimenta, terminando junto à Escola João de Meira, após passagem pelo Largo do Toural, onde estará localizada a tribuna."Estamos a falar de centenas de bombeiros, com a apresentação das mais diversas valências e viaturas", destacou João Pedro Castro. A sessão solene terá lugar às 17h15, no Largo do Toural. O dia encerrará com a Festa das Jornadas, às 22h00, no Café-Concerto do Centro Cultural Vila Flor.
No dia 25, domingo, realiza-se a missa em memória dos bombeiros falecidos, celebrada pelo Bispo Auxiliar da Diocese de Braga, D. Delfim Gomes, na Igreja de São Francisco. "Domingo vai relembrar que temos 250 bombeiros falecidos em serviço desde 1980", frisou António Nunes, salientando que os bombeiros são a força de segurança com mais registos de mortes em serviço.
Durante a sessão, Ana Damasceno afirmou que o evento "enche a Federação de um tremendo orgulho", por permitir demonstrar, a nível nacional e regional, a capacidade de resposta dos bombeiros à população.
Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses: Jornadas pretendem "enaltecer o papel imprescindível dos bombeiros na sociedade"
Já António Nunes referiu que o dia 25 estará livre de eventos à tarde devido à final da Taça de Portugal. "Se não fosse isso, teríamos o domingo totalmente preenchido", sublinhou, acrescentando ainda que a Liga decidiu aceitar a proposta de transformar a cerimónia do Dia Nacional dos Bombeiros num "conjunto elaborado de atos que enaltecem o papel imprescindível dos bombeiros na sociedade".
A Liga organiza ainda, anualmente, a entrega de condecorações e prémios de mérito a bombeiros, empresas e comunidades, que decorrerá agora durante a sessão solene das Jornadas Nacionais dos Bombeiros, contado com a presença de representantes nacionais das forças de segurança, proteção civil e outras entidades governamentais.
Vereadora da Proteção Civil agradece aos Bombeiros Voluntários de Guimarães e aos Bombeiros Voluntários das Taipas
Sofia Ferreira, em representação do presidente da Câmara, Domingos Bragança, agradeceu ao comandante Luís Andrade e a todos os profissionais pelo trabalho desenvolvido no concelho, nomeadamente aos Bombeiros Voluntários de Guimarães e à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Caldas das Taipas, reforçando que o trabalho dos bombeiros é cada vez mais imprescindível, necessitando de medidas que visem melhorar a atividade.
"Não basta ficarmos pelos discursos de reconhecimento. A sociedade enfrenta desafios complexos (…) e os nossos bombeiros estão lá para nos ajudar", sublinhou.
Relativamente às Jornadas Nacionais, Sofia Ferreira acrescentou que se "pretende reconhecer a dedicação de todos os que trabalham nesta atividade, em especial os nossos operacionais, mas também todos os que integram os órgãos sociais das associações e organizações dos bombeiros portugueses, bem como o voluntariado."
Em resposta ao desejo manifestado pelo presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses sobre a criação de um Museu Nacional dos Bombeiros, a vereadora da Proteção Civil considerou que a exposição em curso nos Paços do Concelho poderá ser o ponto de partida para "a construção de um projeto que permita materializar esse sonho".