
Guimarães acolhe "Fórum Energy Cities" em 2026
Guimarães vai acolher o fórum anual da Energy Cities - rede europeia de cidades comprometidas com a transição energética - em 2026. O anúncio foi feito na quarta-feira, dia 9 de abril, durante a assembleia geral da organização, no âmbito da edição deste ano do fórum, que está a decorrer em Besançon, França.
O evento irá reunir cerca de 200 cidades comprometidas com políticas inovadoras na área da energia. Adelina Paula Pinto, vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães, marcou presença na sessão, sublinhando que “este será apenas um dos muitos eventos de relevo que vão enriquecer ainda mais todo o plano de atividades previsto para Guimarães ao longo de 2026”.
Já Joaquim Carvalho, diretor municipal de Intervenção no Território, Ambiente e Ação Climática e responsável pela área energética, recordou que Guimarães já tinha acolhido esta conferência em 2012, ano em que foi Capital Europeia da Cultura. O facto de a cidade voltar a ser escolhida para sediar este evento representa, nas suas palavras, “um claro reconhecimento da instituição pelo trabalho e compromisso da cidade nesta área”.
Energy Cities: uma comunidade à procura de um futuro sustentável
A Energy Cities é uma comunidade composta por várias centenas de representantes de autoridades locais de 30 países, reunindo todo o tipo de entidades, públicas e privadas, e especialistas ligados à transição energética. Fundada em 1990, a organização visa apoiar as cidades-membros a atingir a neutralidade climática até 2050, através de soluções inovadoras que contribuam para esse percurso rumo a um futuro sustentável. Refira-se que Guimarães é membro da rede Energy Cities desde 2007.
Ao longo deste Fórum Anual – que assinala os 35 anos da Energy Cities –, tem sido debatido todo o trabalho realizado pela comunidade, pelas entidades e pelas cidades envolvidas no projeto, bem como a forma de criar mais ligações e partilhar experiências para acelerar a transformação rumo a uma Europa climaticamente neutra.