Guimarães acolhe Encontro de Veteranos Expedicionários a Timor em 2026
Guimarães será palco, em 2026, do próximo Encontro Nacional de Expedicionários a Timor, reunindo antigos militares que integraram as forças mobilizadas para a antiga província ultramarina portuguesa. A 54.ª edição constituirá um momento de homenagem e memória, de forma a evocar a experiência vivida por militares portugueses que serviram em Timor.
O encontro contará com cerimónias protocolares, convívio entre os expedicionários e suas famílias, e momentos culturais dedicados à preservação da história comum entre Portugal e Timor-Leste.
Para além do caráter evocativo, a reunião nacional pretende também "reforçar os laços de amizade e camaradagem entre os participantes, bem como valorizar o papel desempenhado pelos militares portugueses naquele antigo território português.", destaca o comunicado enviado pela Associação Veteranos Lanceiros de Portugal.
A iniciativa, organizada pelos Katuas de Guimarães com o apoio da Associação Veteranos Lanceiros de Portugal, visa reforçar o compromisso de ambas as entidades na preservação da memória histórica e na valorização do serviço prestado pelos veteranos militares portugueses.