Grupo do CEIP Doctor Juan Espino Sánchez no Agrupamento de Briteiros
Um grupo de doze alunos e três professores da Escola CEIP Doctor Juan Espino Sánchez, de Las Palmas, Canárias, visitou o Agrupamento de Escolas de Briteiros entre os dias 6 e 10 de maio. A visita teve como objetivo promover o desenvolvimento de competências digitais, pessoais e linguísticas dos alunos, através de um programa rico em atividades interativas e enriquecedoras.
Durante a sua estadia, os alunos participaram em diversos workshops, incluindo um sobre robótica e programação com micro:bit; outro foi sobre o charco, onde os alunos aprenderam sobre a sua importância ecológica e como proteger este habitat natural. Os alunos também participaram num workshop de plantação de aromáticas em vasos reciclados, onde aprenderam sobre as diferentes espécies de plantas aromáticas e como cultivá-las.
Também participaram nas atividades do UBUNTU, onde puderam assistir a uma pequena peça de teatro.
Além destas atividades, os alunos visitaram o Museu da Cultura Castreja, onde aprenderam sobre a história e cultura dos castros, povos que habitavam a região na Idade do Ferro. Os alunos também participaram em diferentes aulas nas escolas de Briteiros, onde puderam interagir com os alunos portugueses e aprender sobre a cultura e o sistema educativo português. Por fim, participaram nas atividades da Rádio Escolar Onda Celta, onde puderam gravar um programa de rádio sobre a sua experiência em Briteiros.
No dia 9 de maio, celebraram o Dia da Europa com a plantação de árvores que batizaram com os valores da Europa. Nos intervalos, aprenderam a jogar jogos tradicionais portugueses com os alunos do 6º ano de escolaridade.
No dia 10 de maio, receberam o certificado de presença na biblioteca e deram o seu feedback acerca da experiência maravilhosa que vivenciaram.
Esta semana foi uma oportunidade única para os alunos de ambas as escolas se conhecerem, trocarem experiências e aprenderem uns com os outros. As atividades realizadas contribuíram para o desenvolvimento de diversas competências importantes para o século XXI, como a criatividade, a colaboração, a resolução de problemas e a comunicação.
A visita foi um grande sucesso e os alunos e professores de Canárias ficaram muito satisfeitos com a experiência.