FOTOS | Avepark rodeado pelas chamas
Um incêndio que começou a deflagrar, ao início da tarde de hoje, no cimo da encosta do Monte de Sabroso, rapidamente se transformou num cabo de trabalhos para os bombeiros das Taipas e outras corporações que se encontram a auxiliar os bombeiros taipenses.
Em pouco tempo, e muito por culpa das constantes mudanças de direcção do forte vento que, momentaneamente, se ia fazendo sentir, as chamas chegaram à base do monte e entraram Avepark adentro, tendo estado muito perto de algumas das infraestruturas de área cientifica e empresarial lá instaladas. Dentro do perímetro do Avepark ardeu uma zona considerável de mato.
Nesta altura, a zona limítrofe do Avepark está controlada mas, o fogo continua a lavrar na encosta de Sabroso e, tendo passado a estrada da zona industrial da Gandra, em pinhal, na freguesia de Barco.
Ao início da tarde estavam mobilizados para o local mais de uma dezena de viaturas e perto de meia centenas de homens dos bombeiros voluntários das Taipas que contaram com a ajuda de elementos das corporações de Amares, Barcelos e Póvoa de Lanhoso. Um helicóptero e uma equipa do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da GNR também se encontram a auxiliar no combate.
ACTUALIZAÇÃO | 2013.08.30 | 19h.20m.
Na freguesia de Barco as chamas já estão extintas e o local encontra-se em fase de vigilância para evitar reacendimentos. A única situação que ainda se encontra activa é na encosta do Monte de Sabroso, em S. Lourenço de Sande.
Já com números finais, estiveram envolvidos neste incêndio 23 viaturas e 98 homens das corporações das Taipas, Barcelos, Póvoa de Lanhoso, Amares, Esposende e Vizela.