19 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Fornos da Cruz de Pedra serão espaço de formação e lar de infância e juventude

Catarina Castro Abreu
Cultura \ quinta-feira, junho 15, 2017
© Direitos reservados
Primeiro vão chegar o Núcleo Museológico de Referência da arqueologia industrial local e os Ateliês de Olaria, depois o lar de infância e juventude da ADCL. Tudo ficará instalado no conjunto edificado dos Fornos de Olaria da Cruz de Pedra. O projeto foi apresentado esta terça-feira.

Segundo a comunicação do município, o projeto prevê a realização de duas fases de intervenção distintas. Na primeira, será efetuada a reabilitação do conjunto edificado dos Fornos de Olaria da Cruz de Pedra, destinada a Núcleo Museológico de Referência da arqueologia industrial local e Ateliês de Olaria, tendo em vista a produção de peças de olaria tradicional e contemporânea, estando associada à vertente pedagógica ao nível da formação e prática deste tipo de artesanato.

Já a 2ª fase de intervenção incide na reabilitação do conjunto de casas voltadas para a rua do Moinho Velho, onde outrora funcionaram oficinas de olaria. A recuperação desta área destina-se ao Lar de Infância e Juventude da Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais (ADCL), que acolherá 12 crianças e jovens para o qual está elaborado o programa espácio-funcional. “Os procedimentos estão a ficar concluídos e, logo que fiquem, é para avançar de imediato com o concurso da obra”, afirmou o presidente da Câmara, Domingos Bragança.

A recuperação dos Fornos de Olaria permitirá perpetuar a memória das famílias Machado, Rainha e Réus, com grande tradição na olaria, e será acompanhada por um trabalho de reabilitação da zona envolvente, onde ficará instalada a Escola-Hotel na Quinta do Costeado, cuja localização aproximará o centro da cidade da Horta Pedagógica e do Multiusos de Guimarães. Também ali, anunciou o presidente, será perpetuada a memória de Joaquim Oliveira que eternizou a icónica Cantarinha dos Namorados.