30 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Feira da Carne e do Vinho Verde a abrir Festas da Vila

Redação
Freguesias \ terça-feira, junho 08, 2010
© Direitos reservados
A edição de 2010 das Festas da Vila e S. Pedro estão à porta. De 9 de Junho a 11 de Julho, são muitas e diversificadas as actividades e iniciativas a levar a cabo.

Numa organização da Junta de Freguesia de Caldelas, inicia-se a 9 de Junho a edição de 2010 das Festas da Vila e S. Pedro. Em tempo de crise financeira, embora se mantenha o período de um mês para a realização das diferentes iniciativas, o mesmo não se poderá dizer do nível das mesmas. Numa leitura pelo programa das festas de 2010, julgamos poder concluir que as festas não serão tão arrojadas como nos anos anteriores. Principalmente no que respeita aos intervenientes nos principais espectáculos musicais a realizar no fim-de-semana de 2,3 e 4 de Julho.
Das diferentes iniciativas que se prolongam por alguns dias, para além das habitualmente realizadas, destaca-se a 1ª Feira da Carne e do Vinho Verde a realizar no recinto do antigo mercado. Este evento vai iniciar-se a 9 de Junho e termina a 13. A feira da Cerveja e da Francesinha começa a 17 de Junho e encerra no dia 5 de Julho. A Feira Anual, outra nova iniciativa que aparece no programa deste ano, realiza-se a 19 e 20 de Junho. A semana de 6 a 11 de Julho, Semana das Associações e Juventude, está reservada a iniciativas propostas pelas colectividades da vila.

Nos mais de 30 dias de festividades passarão pela vila das Taipas os Rancho Folclóricos de S. Clemente de Sande (10 Junho), S. Lourenço de Sande (12 Junho), S. Salvador de Briteiros (13 Junho), SAanta Cristina de Longos (20 Junho), S. Martinho de Sande (26 Junho), Infantil e juvenil de Santo Estevão de Briteiros (27 Junho) e Vila Nova de Sande (27 Junho). No dia 24 de Junho, pelas 21 horas, realiza-se um Desfile Etnográfico de Ranchos Folclóricos. Destaque ainda para uma encenação, com recurso a 21 carros alegóricos, da Faina Agrícola, pelas 15.30 horas do dia 27 de Junho. No dia em que se comemora a elevação das Taipas à categoria de Vila, 19 de Junho, realiza-se pelas 16 horas um Encontro de Concertinas. Na noite de 2 de Julho, a iniciativa repete-se, a cargo de Jorge Martins e dos Amigos de Guimarães.

Relativamente a espectáculos musicais, logo no primeiro dia das festas (9 Junho) sobem ao palco, pelas 21.30, o grupo rock Vida Dupla. A 3 de Julho, Sábado, actuam os Pedra dÁgua. A Segunda-feira, dia 5 de Julho, fica reservada para o Trio Os Boémios cuja prestação, à semelhança dos anos anteriores, antecede o Espectáculo Pirotécnico a realizar na Ponte sobre o Rio Ave.

A Banda Musical de Caldas das Taipas tem actuação agendada para 19 de Junho (21 horas) e 4 de Julho.

Na vertente desportiva realiza-se a 13 de Junho (10.30 horas) a 5ª edição da Corrida das Taipas. A 19 de Junho, no Parque de Lazer das Taipas há lugar a um Torneio de Petanca e no Pavilhão do CART, a um Torneio de Ténis de Mesa.