26 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Faleceu Fernando Alberto, ex-governador civil de Braga

Redação
Sociedade \ quinta-feira, outubro 08, 2020
© Direitos reservados
Faleceu esta quinta-feira Fernando Alberto, vimaranense notável que desempenhou diversos cargos a nível político e também em associações do concelho, notabilizando-se enquanto governador civil de Braga.

O advogado liderou a instalação da delegação concelhia do PPD (Partido Popular Democrata) em Guimarães, hoje PSD (Partido Social Democrata), liderando o partido nas primeiras eleições autárquicas, em 1976, tendo sido eleito vereador municipal.

Para além da esfera política, Fernando Alberto destacou-se também em instituições como Rotary Clube, Vitória Sport Clube, Desportivo Francisco de Holanda, Santa Casa da Misericórdia, Lar de Santa Estefânia, Sociedade Martins Sarmento, Assembleia de Guimarães, entre outras.

Enquanto governador civil de Braga Fernando Alberto teve papel preponderante na ajuda à construção do novo quartel dos BV Taipas, inaugurado em junho de 1985 e mais tarde, na sua ampliação, tendo presidido à cerimónia de inauguração da referida ampliação do quartel, por altura das celebrações do 108º aniversário da corporação taipense, realizada a 28 de maio de 1995. Na foto Fernando Alberto surge ao centro na referida cerimónia de inauguração da ampliação do quartel.

A Câmara Municipal de Guimarães, nomeadamente o presidente Domingos Bragança, apresenta as suas condolências, referindo que “Guimarães perde um dos seus melhores” com o falecimento de Fernando Alberto. “Neste momento em que Guimarães perde um dos seus melhores, um cidadão que terá sempre lugar destacado na nossa História de comunidade, o Município presta-lhe as suas maiores homenagens e apresenta à sua família e a todas as instituições que serviu, as mais sentidas condolências”, refere,

Também o PSD de Guimarães assinala este “momento de enorme tristeza”.  “É um dia triste para o PSD e certamente um dia de luto para Guimarães. O Dr. Fernando Alberto marcou uma geração de Vimaranenses que abraçaram projetos fundamentais para a afirmação da nossa terra. E o seu legado marcou igualmente as gerações mais novas pelo seu exemplo de cidadania e de envolvimento com as causas comuns. A fundação da Unidade Vimaranense, em que esteve particularmente envolvido e a sua passagem no Governo Civil de Braga confirmam a grandeza de um homem determinado em servir a causa pública. Mais que o fundador do PSD de Guimarães o Dr. Fernando é um exemplo de cidadania que nos inspira e que nos motiva a seguir o seu legado”, salienta o PSD de Guimarães.