Exposição da associação Muralha abre programa das Festas Gualterianas
A associação Muralha, de defesa do património de Guimarães, foi fundada em 1981. É o seu percurso que motiva a exposição inaugurada quinta-feira, 26 de julho, no Guimarães Shopping, num evento que abre também o programa de 2018 das Festas Gualterianas.
A Muralha acompanhou o estabelecimento das preocupações com a defesa do património, algo que não era comummente considerado como prioritário até ao início dos anos 1980. A participação pública e o envolvimento cívico registavam um período áureo, logo após a revolução do 25 de Abril e disso beneficiou também a Muralha.
Um dos sócios mais notáveis foi o arquiteto Fernando Távora, que foi o primeiro presidente eleito da associação, em 1982 e que deixou a sua sensibilidade e o seu traço em muito do que é hoje a característica da cidade de Guimarães.
A exposição Da Muralha procura divulgar o trabalho desenvolvido pela associação nestes anos, mas será também uma oportunidade para perceber algumas dinâmicas que estiveram presentes do território vimaranense.
Da Muralha resulta de uma parceria entre a Muralha com o Cineclube de Guimarães, com o apoio da Oficina e da Câmara Municipal de Guimarães. Estará patente até ao dia 19 de outubro, no piso 1 do Guimarães Shopping, que apoia também esta iniciativa.