25 abril 2024 \ Caldas das Taipas
tempo
18 ºC
pesquisa

Sinos das igrejas da cidade darão saída para a Marcha Gualteriana

Paulo Dumas
Cultura \ segunda-feira, agosto 06, 2018
© Direitos reservados
A Marcha Gualteriana sai esta segunda 6 para as ruas da cidade de Guimarães, uma hora mais cedo que o habitual. O repique dos sinos das igrejas darão a ordem de saída do número que encerra as festas da cidade.

À 22 horas de segunda-feira, 6 de agosto, os sinos das igrejas do centro da cidade tocarão em tom festivo para anunciar a saída da Marcha Gualteriana, um dos mais populares e tradicionais números do programa das Festas Gualterianas.

A decisão foi da Associação Artística da Marcha Gualteriana e surge pela impossibilidade legal de ser largada a habitual girândola de fogo, após publicação da portaria preventiva, que foi publicada durante a semana passada, motivada pelo elevado risco de incêndio.

A medida tem merecido um bom acolhimento por parte da população, que se tem manifestado compreensiva perante a circunstância e que tem dado notas de agrado pela solução encontrada. A Marcha Gualteriana sai para as ruas pelas 22 horas - uma hora antes do que é habitual.

Serão nove os carros alegóricos do cortejo que encerra o programa das Festas Gualterianas. A Marcha será composta igualmente por 13 números vivos, fruto da colaboração de diversas coletividades vimaranenses.